10 de julho – Dia do Engenheiro de Minas

O Dia do Engenheiro de Minas é celebrado em 10 de julho. Eles nos ajudam a lapidar o futuro. São responsáveis pelas atividades que envolvem os minerais, carvão e águas subterrâneas. Atuam desde a busca de depósito minerais atá a extração e o beneficiamento dos materiais, adequando-o às especificações produtivas. Realizam estudos sobre a viabilidade técnica e econômica de exploração da jazida, cuidando da destinação dos dejetos e da redução do impacto ambiental.

Origem

A escolha desta data para celebrar o Dia do Engenheiro de Minas é uma homenagem ao dia de nascimento de Pedro Demóstenes Rache, em 10 de julho de 1879, engenheiro de minas conhecido por ser o idealizador e primeiro presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA.

Pedro Rache escreveu vários livros sobre a exploração racional dos minérios no país, da importância de uma indústria siderúrgica e sobre a economia brasileira em geral.

O CREA-PE parabeniza e agradece todos os Engenheiros de Minas.