12 de julho – Dia do Engenheiro Florestal

É comemorado hoje, 12 de julho, o Dia do Engenheiro Florestal. Profissionais que se dedicam ao planejamento e análise dos ecossistemas florestais, promovendo as suas preservações de modo sustentável.

A profissão de Engenheiro Florestal, garante o manejo adequado de recursos florestais. Segundo a resolução nº 218, de 29 de junho de 1973, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), compete ao engenheiro florestal o desenvolvimento de atividades “referentes à engenharia rural; construções para fins florestais e suas instalações complementares, silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e sua industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para fins florestais; seus serviços afins e correlatos.”

O papel desse profissional é extremamente importante, uma vez que o país possui uma grande área florestal e necessita, portanto, de profissionais capazes de controlar a exploração desenfreada de seus recursos.

Origem

A escolha desta data é uma homenagem a São João Gualberto, que morreu em 12 de julho de 1073, e foi consagrado pelo Papa Pio XII como o “Protetor dos Florestais”, em 1952. Portanto, é uma homenagem dos Engenheiros Florestais atribuir a data de celebração à São João Gualberto.