Capa > Destaque > 13 de julho – Dia do Engenheiro Sanitarista

13 de julho – Dia do Engenheiro Sanitarista

13 de julho é o Dia do Engenheiro Sanitarista. A Engenharia Sanitária é o ramo da engenharia que trata da exploração e do uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico e de saneamento geral, tais como sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários , de limpeza urbana, aí incluídos os sistemas de tratamento.

O engenheiro sanitarista deve ter ampla formação nas áreas ambiental, de Hidráulica, de Hidrologia e de recursos hídricos, pois planeja e orienta o uso da água de bacias hidrográficas, elaborando Planos Diretores de Abastecimento de Água, de Esgotos Sanitários e de Bacias Hidrográficas.

Ele também desenvolve planos de redes de água e de esgotos, irrigação e drenagem, além de projetar canais. Este profissional também pode acompanhar a operação de Estações de Tratamento de Águas (ETA’s ) e de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s) que tratam águas poluídas ou contaminadas. O Patrono da Engenharia Sanitária no Brasil é o sanitarista Francisco Saturnino de Brito.

Origem

O curso de graduação de Engenharia Sanitária foi criado em consideração ao estudo elaborado mediante convênio entre o extinto BNH – Banco Nacional de Habitação e a ABES- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, que concluiu da necessidade de 9.000 engenheiros dos quais 3.000 Engenheiros Sanitaristas para o cumprimento das metas do PLANASA – Plano Nacional de Saneamento (Concebido pelo Governo Federal na década de 70 com o objetivo de atender as demandas do setor saneamento).

O Crea-PE parabeniza todos os engenheiros sanitaristas de Pernambuco.