A CCEEE demonstra sua preocupação com o apagão no Brasil

Aracaju, 23 de novembro de 2009 – Nós, Coordenadores Estaduais das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica do Sistema CONFEA/CREA e demais Engenheiros Eletricistas reunidos em Aracaju, apresentamos nossa preocupação face a acontecimentos ocorridos nos dias 10 e 11 de novembro de 2009 na área de fornecimento de Energia Elétrica, no Brasil.

Os profissionais da Engenharia devem ter como princípios básicos o compromisso da defesa da sociedade, impedindo a atuação de pessoas não habilitadas no exercício de suas funções.

Os conselhos regionais atuam em defesa da população através de suas Câmaras Especializadas que tem a função de fiscalizar as atividades profissionais, para que sejam executadas sem causar danos materiais, físicos, morais e éticos aos cidadãos.

Nos últimos dias, fomos testemunhas de uma ocorrência trágica para a população, que foi o apagão em 18 estados brasileiros que ficaram totalmente as escuras, expostos a falta de segurança, riscos contra a vida, ineficiência de serviços essenciais, tais como: comunicação, transporte, saúde.

Ficamos estarrecidos com os pronunciamentos de pessoas não habilitadas que transmitiram insegurança e intranquilidade pela falta de conhecimento técnico sobre o assunto.

Assim, conclamamos aos profissionais registrados em nossos Conselhos que se empenhem ao máximo no sentido de detectar possíveis erros que tenham ocorrido, no sentido de esclarecer a população e evitar sua reincidência. Que os dirigentes designem para cargos técnicos profissionais legalmente habilitados sob pena de estarem pondo em risco a Nação.

Pelo exposto, esta coordenação determina a todas as Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica Regionais que intensifiquem a fiscalização junto aos órgãos públicos e privados que atuam no fornecimento de energia elétrica do País.

Em relação aos fatores técnicos que ocasionaram o blecaute, diversos Conselhos Regionais já formaram comissões de Engenheiros Eletricistas, que estão estudando o ocorrido e apresentarão com a maior brevidade possível relatório à sociedade brasileira incluindo sugestões que visem prevenir tais ocorrências.

Aracaju, sexta-feira, 13 de novembro de 2009.