“A Ciência do Desempenho Humano na Prevenção de Acidentes do Trabalho” foi debatido nesse Terça no CREA

O Terça no CREA dessa semana recebeu, no auditório do Conselho, o Engenheiro Químico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Arconic Indústria (antiga Alcoa), Gustavo Câmara e Silva. Na ocasião ele apresentou aos participantes o conceito de desempenho humano, os tipos e suas aplicações dentro das empresas.

O tema da palestra foi “A Ciência do Desempenho Humano na Prevenção de Acidentes do Trabalho – Uma Abordagem Atualizada com os Conceitos do Dr. James Reason”. Segundo Gustavo, as ferramentas de desempenho humano são métodos usados para minimizar os impactos das armadilhas, de modo que possamos evitar erros, eventos e incidentes.

Também foram debatidos: o modo de desempenho baseado em falta de conhecimento, modo de desempenho baseado em regras, modo de desempenho baseado em habilidades, forma de identificar em que modo de desempenho a pessoa se encontra, ferramentas para sair de um modo de desempenho para outro e resultados práticos usados na antiga Alcoa Alumínios.

Após a palestra houve debate e abertura para perguntas dos participantes.

palestrante Gustavo Câmara e Silva