Crea-PE

ABRAEE está recebendo trabalhos de profissionais do Sistema para o próximo número da Coletânea Safira

Coletânia SafiraO Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), ciente da importância de valorizar as várias produções artísticas, intelectuais e técnicas, principalmente, aquelas produzidas pelos profissionais que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua, se propõe a contribuir com a divulgação dos objetivos e resultados alcançados pela Coletânia Safira. Publicada anualmente, desde 2012, pela Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE).

A Safira reúne importantes produções acerca das Engenharias e dos seus profissionais, com a efetiva participação de engenheiros civis, eletricistas, mecânicos, ambientais, arquitetos, urbanistas, geólogos e geógrafos de todas as regiões do País que, profissionalmente, emprestam o seu conhecimento, talento e experiência nos setores público e privado, atuando em escritórios de planejamento, projetos e controle, obras e chão de fábrica, docência, atividades parlamentares, artísticas e culturais, compondo um magnífico mosaico da arte literária praticada atualmente no Brasil.

De acordo com o presidente da ABRAEE, engenheiro civil Alexandre Santos, “a coletânea, bem ao espírito da Associação, constitui prova de que no interior dos profissionais das Engenharias, além do conhecimento técnico e científico, também pulsa uma veia artística de explosão imprecisa e, muitas vezes associada à arte de escrever. Nesta perspectiva, através da publicação de contos, poemas, crônicas e ensaios, a Safira cria um canal para a divulgação de trabalhos literários de como os colegas das Engenharias veem as coisas do mundo, do espírito, da carne e da vida. Aliás, talvez como mensagem subliminar e subjacente à presença literária da Engenharia brasileira no mundo das artes, a coletânea Safira permite que os homens das Engenharias ampliem o seu protagonismo social, ampliando os espaços nos quais podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem estar coletivo”, explica.

Nesse sentido, no momento em que a ABRAEE esta finalizando o processo de recebimento dos textos para a Safira 2016, que, como as anteriores, vai apresentar contos, poemas, crônicas e ensaios de profissionais de todos os ramos das Engenharias, da Arquitetura, da Geologia, da Meteorologia, da Geografia e de todos os formados nas ciências exatas e da natureza, o Crea-PE, convida a todos os profissionais interessados em contribuírem com a revista a enviarem os seus textos para o e-mail alexandresantos@br.inter.net com a maior brevidade possível.

Também de acordo com Alexandre Santos, a ABRAEE é uma entidade jovem, mas muito atuante. Em quatro anos de atividades, além de ter acolhido a realização de três congressos mundiais de engenheiros escritores, já publicou quatro números da Coletânea Safira, que compõem o acervo de algumas das bibliotecas mais importantes do País.

Dilma Moura

Jornalista do Crea-PE

DRT – 2931/PE

Pular para o conteúdo