Crea-PE

Academias comemoram centenário das primeiras turmas de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária

A Academia Pernambucana de Ciência Agronômica (APCA) e a Academia Pernambucana de Medicina Veterinária (APMV) realizam nos dias 07 e 11 de novembro eventos em alusão as comemorações do Centenário da Colação de Grau das Primeiras Turmas de Agrônomos e Engenheiros Agrônomos e Médicos Veterinários das Escolas Superiores.

No dia 07 de novembro será realizado, no auditório da pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, O Seminário Comemorativo da Memória Historiográfica dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária.

Nesta data, a partir das 8h, terá inicio o credenciamento dos participantes. Às 9h será feita a Abertura do Centenário da Colação de Grau das Primeiras Turmas Agrônomos e Engenheiros Agrônomos e Médicos Veterinários. A Conferência Contexto histórico da Criação das Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária do Mosteiro de São Bento, começará às 9h30.

Ainda na programação da primeira data comemorativa, palestra sobre: A memória dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária do Período Beneditino à atualidade; Mesas-redondas: As competências do Engenheiro Agrônomo e do Médico Veterinário, definidas pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho e, Cenários e Desafios da Medicina Veterinária e da Engenharia Agronômica. Ao término de cada uma das mesas-redondas, será aberto espaço para debates, seguidos de sorteio de brindes e encerramento das atividades.

No dia 11 de novembro, as comemorações acontecem  no Mosteiro de São Bento, em Olinda, com celebração, a partir das 9h30,  de Missa de Ação de Graças em comemoração ao Centenário de Colação de Grau das primeiras turmas de Agrônomos e Engenheiros Agrônomos e Médicos Veterinários e ao 105º aniversário de fundação dos cursos que deram origem à UFRPE. E, finalmente, a partir das 11h haverá descerramento da placa comemorativa na fachada frontal do prédio das antigas Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária do Mosteiro de São Bento.

Skip to content