Crea-PE

Acessibilidade da Rua do Hospício é planejada em Fórum das Entidades

 

O 2º Encontro do Fórum das Entidades foi marcado pela discussão sobre a acessibilidade no prédio e no entorno do Memorial de Engenharia, na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, no Recife. Na ocasião, participaram representantes de entidades ligadas às áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado. A reunião aconteceu no dia 25 de agosto, na sede do Memorial da Engenharia, no Recife.  

Durante o Fórum, a coordenadora do Programa de Acessibilidade Fácil acesso para todos, arquiteta Ângela Carneiro da Cunha, fez apresentação do projeto de acessibilidade do Memorial de Engenharia e do seu entorno. Ela mostrou as mudanças necessárias na reforma do edifício, tais como circulação horizontal, mobiliário, sinalização e portas.

De acordo com Ângela, não se pode pensar na melhoria da acessibilidade do prédio sem cuidar das áreas do entorno. Por isso, a arquiteta destacou a necessidade do Crea-PE fazer laudo técnico com as recomendações à Prefeitura do Recife. Entre os pontos que precisam ser modificados, estão as calçadas, as travessias, os postes e os orelhões.

“Este é apenas um embrião da reforma, que garante o fácil acesso para todos. Estamos tentando desenvolver este projeto e, para isso precisamos de mais parceiros”, afirmou Ângela. A iniciativa garantirá a acessibilidade da Rua do Hospício e já tem como parceiros a Diretoria de Controle Urbano (Dircon), a Diretoria de Urbanização (Dirurb), o Consórcio Grande Recife e a Gerência de Comércio Informal da Cidade do Recife.

 

Já  o presidente do Sindicato dos Arquitetos de Pernambuco (Saepe), Waldecy Pinto, apresentou o projeto de reforma do edifício sede do Memorial. O projeto será construído de acordo com as normas de acessibilidade e com espaço reservado para todas as instituições integrantes do Fórum. Para o vice-presidente do Crea-PE, Maurício Pina, "é indispensável planejar a ocupação do espaço". O projeto foi aprovado e será orçado até a próxima reunião, que acontecerá no dia 22 de setembro, na sede do Memorial, às 12h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo