AGP COMPLETA 53 ANOS

Os registros históricos apontam que a AGP foi fundada em 31/03/1964 e que a primeira diretoria teve como Presidente Luis Siqueira, que integrou a turma dos “Geólogos pioneiros do Norte-Nordeste”.

Ao longo de sua história a AGP participou de lutas de grande interesse para categoria. Na década de 1960, o Governo militar editou o Decreto 477 que, além de perseguir os estudantes com militância política contra a ditadura, promoveu a reforma universitária. No bojo da reforma foi extinta a Escola de Geologia de Pernambuco e criado, em seu lugar, o Instituto de Geociências. Esta medida foi alvo da oposição da associação que, chegou a recorrer à justiça, contra a reforma. Dentre os estudantes era grande a insegurança, haja vista que circulavam informações pessimistas de que a reforma iria alterar/reduzir as atribuições profissionais dos Geólogos, com prejuízos para todos.

Quando da reforma curricular de 1982 a AGP, em parceria com a SBG/NE e o Departamento de Geologia da UFPE, teve participação destacada na defesa de pontos de vista em que as três entidades estavam alinhadas.

Desde a década de 1970 que a AGP se credenciou junto ao CREA/PE para representar a categoria e passou a manter um conselheiro representante no plenário do Conselho. A defesa do campo de atividade “projeto e construção de poços tubulares” – foi objeto de luta política. Mais recentemente foram desenvolvidas ações para uma efetiva atuação da fiscalização sobre empresas de mineração.

Representantes da AGP têm atuado junto a entidades como Câmara Técnica de Águas Subterrâneas – CTAS/CRH-PE; e Comitês de Bacias Hidrográficas (COBH – São Francisco e COBH Ipojuca).

A luta pelo salário mínimo profissional logrou sucesso especialmente a empresas de economia mista, como Compesa e CHESF. Nestes embates a AGP contou com o apoio do CREA/PE.

Na época do primeiro mandato do Governador Eduardo Campos a AGP junto com o Clube de Engenharia, a ANBEM e o CREA/PE teve destacada atuação na luta pela criação e implantação da “Gerencia de Recursos Minerais”.