Alunos da Faculdade Nova Roma participam de encontro com gestores do CREA-PE

Na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), o presidente Evandro Alencar recebeu, juntamente com o superintendente Frederico Bastos e o suplente do CREA Júnior Pernambuco Breno Lobo, alunos do primeiro período do curso de Engenharia Civil, da Faculdade Nova Roma.

O encontro teve como principal objetivo apresentar o Conselho aos futuros profissionais, esclarecendo às finalidades e ações que são desenvolvidas na busca, cada vez mais, da valorização das Engenharias e Agronomia, assim como dos profissionais.

Como anfitrião, o presidente coordenou a abertura do evento fazendo uma retrospectiva da sua experiência como estudante e, posteriormente da sua entrada no Sistema CONFEA/CREA e Mútua. Baseado na própria experiência incentivou os alunos a estudarem, a se engajarem no projeto CREA Júnior Pernambuco, caminho efetivo para os estudantes se inserirem em várias ações do Conselho, além de possibilitar o conhecimento amplo do funcionamento do órgão de classe do qual farão parte após a graduação.

O superintendente do Conselho, engenheiro civil Frederico Bastos, falou para os alunos sobre o papel do CONFEA, dos Creas, ressaltando que o Sistema tem como principal atribuição à fiscalização das obras de Engenharia no que se refere à necessidade de um profissional responsável técnico pela execução e/ou projetos das obras. Ressaltou a necessidade de o profissional ser registrado no Conselho, já que, em não estando registrado não pode exercer legalmente a profissão. Com relação aos documentos emitidos pelo CREA, explicou quais são: Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Certidão de Acervo Técnico (CAT), Certidão de Registro e Quitação (CRQ), Registros de Profissionais e Empresas, entre outros. Também explicou que, como autarquia a federal, os Creas são independentes financeira e administrativamente não recebendo, portanto, subsídio de nenhum dos poderes públicos.

Em seguida, o representante do CREA Júnior Pernambuco, Breno Lobo, explicou como se dá o acesso ao projeto, as atribuições dos membros e a importância de participarem da iniciativa. Também explicou como são realizadas às eleições que definem, anualmente, quem são o coordenador estadual e o coordenador adjunto do projeto que foi iniciado no CREA-PE, no ano de 2015.