Aula da Saudade no auditório do Crea-PE

Saudade 2
Formandos do curso de Engenharia Civil com o 1° vice presidente do Crea-PE, Arnaldo Cardim, o professor Paraninfo da turma, Maurício Pina Moreira e o coordenador do curso de Engenharia da Unicap, o professor Joaquim Teodoro Romão, no auditório do Crea-PE.

Na última quinta-feira (24/07) no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), aconteceu a Aula da Saudade dos alunos de Engenharia Civil, da turma 2014.1, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), sendo um passo importante para os novos profissionais que agora entram em uma nova fase.

A mesa de abertura da aula foi coordenada pelo estudante Alexandre Cesar Soares, que foi o mestre de cerimônia dos recém-formados. A mesa foi formada pelo professor Maurício Pina Moreira, escolhido pela turma como Paraninfo, o 1° vice-presidente do Crea-PE, Arnaldo Cardim e o coordenador dos cursos de Engenharia da Unicap, Joaquim Teodoro Romão.

Saudade 1
O professor Paraninfo Maurício Pina, o 1° vice-presidente do Crea-PE, Arnaldo Cardim, e o coordenador do Curso de Engenharia da Unicap Joaquim Teodoro Romão.

Para Arnaldo Cardim, que fez o papel de anfitrião da casa na ausência do presidente José Mário Cavalcanti, apontou a importância da carreira da Engenharia e falou da importância daquele ato simbólico, justamente no momento que o Crea-PE completa 80 anos de história: ”É com satisfação que recebemos essa turma para realizar a sua Aula da Saudade que simboliza uma nova fase na vida de vocês que passam a ter o título de engenheiros, uma profissão que tanto contribui para a sociedade, principalmente neste momento onde o Crea-PE completa 80 anos. Muitos dizem que o nosso Conselho não passa de um órgão cartorial, e não negamos ser, mas esse órgão é o que garante o trabalho e a qualidade da Engenharia na sociedade”. Destacou o vice-presidente Arnaldo Cardim.

Saudade 3
Maurício Pina proferindo a aula sobre Ética Profissional na Engenharia.

O coordenador do curso de Engenharia Civil na Unicap, professor Joaquim Teodoro Romão destacou a satisfação daquele momento onde os jovens estudantes passam agora ao mundo profissional. “É uma honra estar aqui no Crea-PE e também acompanhar mais uma turma formada pela Unicap, esse momento é especial por termos a aula na casa dos engenheiros no Estado de Pernambuco”. Afirmou Teodoro Romão.

Maurício Pina Moreira, o professor escolhido como Paraninfo da turma fez uma breve saudação na mesa e iniciou sua aula sobre a Ética Profissional na Engenharia. Destacou a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento da sociedade e que a ética é fundamental para o exercício da profissão. Um exemplo trazido pelo professor que chamou a atenção de todos os presentes foi com relação a credibilidade da engenharia perante a sociedade, pois em pesquisa publicada em 2012, 80% dos entrevistados diziam confiar nos engenheiros.

“A Engenharia é fundamental para o funcionamento da sociedade, sem a Engenharia o mundo não poderia ser como o conhecemos” afirmou o professor Maurício Pina.

Antonio Alves

ASC/Crea-PE