Capa > Destaque > Calçadas e ruas do Recife são alvo de palestra do Terça no Crea

Calçadas e ruas do Recife são alvo de palestra do Terça no Crea

As ações desenvolvidas para a acessibilidade no centro e nos bairros da cidade foram o principal foco da palestra realizada na noite de ontem (08.10) pelo secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga. Ele explicou que o maior desafio é a cultura de ocupação irregular de espaços públicos na cidade, seja pelo comércio formal, informal, pelas construções e “puxadinhos”. Mostrou fotos com situações dramáticas, onde calçadas e vias estavam tomadas por barracas, lixo, ou mesas, em diferentes localidades e apresentou trabalhos realizados nos bairros de Casa Amarela, Beberibe, Nova Descoberta, Afogados, no centro, revelou o antes e o depois da Conde da Boa Vista, Mercado de São José e Cais de Santa Rita.

A passagem de pedestres ou cadeirantes ficava impossibilitada, até a intervenção, visando disciplinar o uso do espaço. Informou que terrenos foram adquiridos, imóveis reformados para relocação de feirantes e ambulantes. “Foi realizada uma engenharia social para ser justo com quem estava há mais tempo no local, sem abrir mão do espaço que a cidade precisava retomar para sua população”, afirmou.

O secretário disse que foram reformados mais de 118 quilômetros de calçadas, todas com respeito às normas de acessibilidade, e disse que tem que manter fiscalização diária para que novas invasões aconteçam. “Como podemos mudar paradigmas e cultivar o pertencimento à cidade?”, questionava. Estudantes e profissionais somaram visões num debate após a palestra.

Nessa edição especial, do Terça no Crea, o coordenador da comissão de Acessibilidade do Crea-PE, Nilson Almeida, destacou a importância do tema para a qualidade de vida das pessoas, agradecendo por toda participação.
O presidente do Conselho, Evandro Alencar reafirmou o compromisso da entidade com a garantia de direitos e disse que o Crea-PE quer dar sua contribuição para uma sociedade mais justa e inclusiva, promovendo discussões como esta que foi realizada. O superintendente estadual da pessoa com deficiência – SEAD – Edimilson Silva, pessoa com deficiência física, usuário de cadeira de rodas, ressaltou que tem se fortalecido em órgãos como o Crea-PE, que defende o respeito às normas técnicas e ao exercício profissional qualificado nas engenharias, área fundamental para assegurar o direito de ir e vir à pessoa com deficiência, bem como a todos os cidadãos.

Link para baixar o Manual de Acessibilidade: https://bit.ly/2IDGC9b

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates