Câmara Municipal do Recife homenageia Crea-PE

Recife, 10 de fevereiro de 2009 – Em sessão solene realizada na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (10), o vereador do Recife, Jurandir Liberal (PT), homenageou os engenheiros, arquitetos e agrônomos pernambucanos pelos 75 anos de existência do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PE).

Ao falar sobre o Crea-PE, Jurandir Liberal disse que “ao longo desses 75 anos foram sendo modificados os modelos de gestão do Conselho e, com a redemocratização do país nos idos dos anos 1980, o CREA-PE inaugurou uma nova fase na sua história, com a eleição, de forma direta, do primeiro engenheiro a presidir a entidade, entre 1985 e 1987, o professor Jaime de Azevedo Gusmão”.

O presidente do Conselho, José Mário Cavalcanti, que recebeu uma placa comemorativa, agradeceu pela homenagem aos 75 anos da instituição e afirmou que o Crea-PE permanece ativo na missão de fiscalizar o exercício da profissão e de “lutar pelo social e pelo humano”.

O vereador entregou a Medalha de Mérito José Mariano ao reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), engenheiro Amaro Henrique Lins, pelos serviços prestados à nação. “Amaro Lins é uma pessoa que se credencia não apenas pelo seu currículo exemplar, construído ao longo de sua vida, mas, pelo compromisso e seriedade com que sempre abraçou as causas pela vida. Amaro é daquelas pessoas que procuram fazer o melhor no desempenho de funções de destaque, a ponto de atrair o reconhecimento justo e verdadeiro e as honrarias recebidas até hoje”.

Bastante emocionado, Amaro Lins elogiou a história “centenária desta casa de resistência democrática” e assegurou que entendia a outorga da condecoração como “a comunhão de ideias e princípios. São princípios que viemos aqui para ratificar como compromisso da UFPE”.

A data foi escolhida por causa da proximidade com o Dia do Engenheiro, comemorada neste 11 de dezembro. A mesa da solenidade foi composta pelo secretário de Coordenação Política de Governo da Prefeitura do Recife, Roberto Arrais, representando o prefeito João da Costa; o vice-reitor da UFPE, Gilson Edmar Gonçalves; o presidente do CREA, José Mário Cavalcanti; o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Fernando Rodrigues Freitas; o presidente do Clube de Engenharia, Alexandre Santos; e o próprio vereador Jurandir Liberal.

Com informações da Câmara dos Vereadores do Recife