Capacitação de lideranças do Crea-PE é destaque em Garanhuns

Na programação da primeira Plenária do ano do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco – Crea-PE, no 6º. Seminário de Lideranças Regionais, foram desenvolvidas mais de 04 horas de conteúdos e dinâmicas  com foco no fortalecimento e na qualificação da atuação dos conselheiros veteranos e dos novos, recém empossados.

Ana Cantarelli, psicóloga, coach, abriu a programação na manhã do sábado, 18.01, na AESGA, com o workshop “Liderança com Propósito”.  Atuando em parceria com o Conselho, ela falou sobre conceitos de liderança, questionando a plateia sobre quem se via como líder. A coach destacou que para liderar é preciso saber ouvir e construir um modelo de inspiração, respeitando as diferenças. Disse ainda da importância de apresentar feedbacks e em relação ao Crea-PE,  apresentou essa dica: “quem está iniciando na jornada de conselheiro,  se aproxime e busque aprender com os mais antigos. Quem é mais experiente, procure se abrir para ter disponibilidade de receber inovações.”

Ela ainda destacou que o melhor líder é o que se dedica a desenvolver pessoas, abordando questões como habilidades, o uso do tempo e o foco da atenção.

Na sequência da programação de treinamento, Roberta Pinheiro, chefe da Divisão do Colegiado, representando o elo entre os conselheiros e a administração, apresentou conteúdos relativos ao apoio do Crea-PE ao desenvolvimento das agendas do Conselho. Nathalia Amorim, assessora jurídica, apresentou detalhes sobre estrutura e competências de câmaras e comissões.

O engenheiro agrônomo Burguivol de Souza, conselheiro, fez palestra sobre a melhor forma de elaborar e tramitar digitalmente pareceres e processos, mediante uso do sistema implantando no Crea-PE (SITAC), a exemplo de outros 17 conselhos no país. Ressaltou a importância de realização de análises e processos em meio digital, evitando meio físico, reduzindo impacto ambiental com menor uso do papel.

O engenheiro de pesca, atual presidente da Federação Nacional de Engenharia de Pesca, ex-conselheiro do Crea-PE, José Carlos Pacheco, finalizou a programação abordando a importância de titulares e suplentes atuarem em sintonia, e principalmente, destacou a necessidade de uma dedicação qualificada dos conselheiros, com foco na missão de garantir segurança à sociedade, defender o exercício legal da profissão.