Celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente movimentam colaboradores e convidados no Crea-PE

Na noite da quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), deu continuidade às celebrações em comemoração a data. A palestra RioMar Recife e Sustentabilidade foi mais um tema abordado com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a importância da sustentabilidade econômica.

Feita pelo gerente de Desenvolvimento Socioambiental do grupo JCPM, engenheiro florestal, Sérgio Paulo Alves Maffioletti, a apresentação trouxe informações sobre os sistemas economizadores de energia e água no empreendimento construído no Recife, que se dá com o reuso da água utilizada pelo ar condicionado, captação de água da chuva para utilização nos banheiros e áreas verdes, utilização de descargas sanitárias a vácuo, central de resíduos com infraestrutura para uso das cooperativas, cujo espaço absorve 60 toneladas de resíduos recicláveis ao mês.

No empreendimento do grupo construído no Recife, Shopping RioMar, são promovidas visitas guiadas para estudantes e para a sociedade com o objetivo de apresentar: os circuitos de piso frio; acústica; visão contemplativa das áreas verdes e gestão de resíduos na praça de alimentação; casa de máquinas; tanque de captação de chuva e estação meteorológicas, tanque de água gelada e tecnologias aplicadas para resíduos.

Graças aos diferenciais dessa obra, o shopping possui vários selos de certificações como selo verde e certificação também nas fases: realização da obra, programa e concepção do projeto. O primeiro empreendimento do setor de shopping no país a receber essas certificações, ficando em segundo lugar no mundo, atrás apenas do Japão.

De acordo com a palestrante um dos maiores gargalos para a utilização de energia solar e eólica no Recife, está no alto investimento para a aquisição dos equipamentos que tem retorno do custo em 30 anos, no entanto, a durabilidade dos equipamentos é de 25 anos, por isso, a saída foi o investimento num projeto de engenharia e arquitetura inovador.
Dando continuidade ao evento, ao final da apresentação de Sérgio Maffioletti foi realizado, entre os presentes, sorteio de uma bolsa de 50% do valor do curso de “Perícia Ambiental”, oferecida pela empresa parceira do Crea-PE Maxiambiental Treinamentos.

Ainda graças à parceria firmada entre o Crea-PE e a Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas de Pernambuco (AEAMBS-PE), houve distribuição de amostras de composto orgânico produzido a partir de restos de alimentos, além de mudas de Pau Brasil, distribuídas pelos representantes das empresas Lógica Ambiental e Cumprimos Soluções Ambientais.
Ações Internas – Já no início do Dia Mundial do Meio Ambiente, no período da manhã o Conselho, exibiu documentário sobre consumo consciente para os funcionários e apresentou os números alcançados pelo Projeto Crea Sustentável, lançado há 1 ano, por meio do qual foram implantadas ações capazes de reduzir resíduos gerados diariamente no Conselho, como por exemplo, extinção da utilização de copos descartáveis para os colaboradores, projeto de doações para instituições de caridade, instalação de bicicletário, de filtros de carvão ativado, coletores de lixo reciclável, de papa pilhas e óleo de fritura disponíveis para os profissionais, colaboradores e a sociedade.

Em seguida, foi escolhida a melhor fotografia do concurso realizado entre os colaboradores, Prêmio Crea-PE de Fotografia, sobre o tema “O Meio Ambiente e a Engenharia”, do qual foi vencedora a colaboradora Shirley Maclayne de Oliveira Alves. A vencedora recebeu do parceiro Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil (CONPEJ), uma diária no Marante Plaza Hotel. Por fim, encerrando as comemorações foi oferecido café da manhã temático em comemoração à data e aos aniversariantes do mês.