Com apoio da Mútua, livro com a História do Contecc é lançado na 74ª SOEA

O “Momento Mútua” – onde a Caixa de Assistência promoverá palestras, discussões e workshops durante a 74ª SOEA – foi iniciado oficialmente na tarde da quarta-feira (9), em Belém (PA), com a palestra Magna do Congresso Técnico-científico da Engenharia e da Agronomia. Intitulada “A Contribuição da Pesquisa Científica para o Desenvolvimento Social e Econômico dos Países”, a palestra foi ministrada pelo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Dr. Ing. Benedito Guimarães Aguiar Neto.

Durante a cerimônia de abertura da programação, o presidente da Mútua, engenheiro civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, salientou que o objetivo do “Momento Mútua” é proporcionar aos participantes da 74ª SOEA um espaço para debate de temas próprios  e de seus associados, como a previdência complementar, benefícios e melhorias no atendimento aos associados, além de palestras sobre temáticas relevantes da área tecnológica e a entrega das premiações da Mútua – o Mútua Premia e o Prêmio Mútua e Anprotec de Empreendedorismo.

Guimarães falou, ainda, sobre como a Mútua, enquanto instituição que trabalha pelo fortalecimento e pelo desenvolvimento dos profissionais por meio de apoio e benefícios que levam qualidade de vida,  faz questão não só de assinar como apoiadora do Contecc, mas, também, de defender e trabalhar para a sua consolidação. Pensando em dar ainda mais visibilidade ao projeto, a Mútua patrocinou o livro “Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc): Uma contribuição à Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”, lançado na ocasião, com distribuição gratuita aos presentes no evento, que tiveram a oportunidade de levar uma edição assinada pelos idealizadores.

Exemplares do livro foram distribuídos aos participantes do evento

A obra faz um resgate da criação e do planejamento do Congresso, bem como dos trabalhos selecionados nas quatro edições, inclusive com registro dos trabalhos que serão apresentados na edição deste ano, no Pará. A publicação, que representa um importante documento de valorização e referência da área tecnológica, reúne em mais de 300 páginas, o histórico da criação do Contecc, resoluções e decisões plenárias acerca do Congresso, informações sobre a comissão organizadora e suas reuniões preparatórias e traça um paralelo da iniciativa, com o projeto da Mútua de incentivo à criação de novos produtos e processos – o Prêmio Mútua/Anprotec de Inovação e Empreendedorismo.

Paulo Guimarães entregou o livro a participantes

A publicação conta com texto de apresentação do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Benedito Guimarães Aguiar Neto, prefácio do presidente do CONFEA, José Tadeu da Silva, introdução do diretor de Tecnologia da Mútua, Marcelo Morais, e contextualização do presidente da Mútua, Paulo Guimarães.

Após a fala de Guimarães, o conselheiro federal e coordenador do Contecc, engenheiro eletricista  Lucio Ivar do Sul, agradeceu a parceria e todo o apoio da Mútua ao Congresso, o que, segundo ele, certamente fará com que este seja um dos grandes destaques desta edição da Semana Oficial da Engenharia.

Palestra

Também parabenizando a Mútua por sua visão de promover e apoiar o Congresso, que é de suma importância para o desenvolvimento e promoção de projetos da área técnica, Benedito Neto iniciou sua explanação afirmando: “Um país que não investe na Engenharia está fadado a ser sempre submisso econômica e politicamente”. Segundo o professor, isto ocorre, pois o setor é, comprovadamente, o principal vetor de desenvolvimento social e econômico de qualquer nação.

Segundo Benedito, a Agronomia tem papel igualmente importante, pois seus produtos são a principal fonte de riqueza no Brasil hoje, respondendo por cerca de 25% do PIB brasileiro, em que 75% são provenientes da agricultura e 25% da pecuária. O palestrante discorreu, ainda, sobre como as inovações tecnológicas têm papel significativo no aumento da produção. Processos, impactos e o ecossistema geral da inovação também foram pontos trabalhados junto ao público.

Fonte e fotos: Gecom/Mútua