Com auditório lotado, Evandro faz palestra para estudantes de Engenharia da Devry Unifavip, em Caruaru

evandro_favipO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, ministrou, na noite desta terça-feira (18), na Devry Unifavip, em Caruaru, palestra sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua. Com auditório lotado de estudantes das áreas de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Biomédica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, Evandro falou sobre a importância do Conselho para os profissionais e a sociedade. A palestra fez parte da 3ª edição do Tech Week, a semana de Engenharia da Instituição de Ensino.

Em sua fala, Evandro fez um breve relato histórico do Conselho Federal e da criação dos Conselhos Regionais. Além disso, ele falou um pouco sobre a legislação que rege as profissões das áreas tecnológicas. “Os principais normativos são: a Lei 5.194/66, que regula os exercícios das profissões de engenheiro e agrônomo, a Lei 4.950-A/66, que instituiu o Salário Mínimo Profissional, e a Lei 6.496/77, que instituiu a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a criação da Caixa de Assistência ao Profissional do Crea (Mútua).

Após a explicação sobre a legislação, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, mostrou como funciona o Crea Pernambuco. Ele destacou a importância das Câmaras Especializadas, destacando as seis Câmaras existentes no Regional pernambucano, falou também sobre atribuições de cada modalidade. “As atribuições são concedidas mediante análise curricular, levando-se em consideração disciplinas efetivamente cursadas pelo profissional, conforme critérios estabelecidos em normativos específicos para cada caso”, explicou Alencar.

Temas como Registro Profissional, Carteira Profissional, ARTs e Responsabilidades Profissionais também foram debatidos no encontro. Para finalizar, o presidente falou do Programa Crea Júnior Pernambuco, um dos frutos de sua gestão e que já é pioneiro no Brasil, além das Fiscalizações Dirigidas . “A fiscalização é uma forma de defender os interesses do profissional habilitado, de proteger a sociedade”, explicou o presidente.

???????????????????????????????Ainda no encontro, o diretor administrativo da Mútua, Marcelo Tabatinga, apresentou detalhes sobre a Caixa de Assistência ao Profissional do Crea. Em sua fala, ele destacou os benefícios que podem ser usufruídos pelos profissionais associados a Mútua.  Além dele, o chefe de Gabinete do Crea-PE, Joadson de Souza Santos, também participou do evento.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE