Comemoração dos aniversariantes do mês traz palestra sobre Cuidados com o Sol ao auditório do Conselho

Na manhã dessa quinta-feira (28), celebrando os aniversariantes do mês de março, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) trouxe, ao auditório do Conselho, a expositora Alda Alves dos Santos, enfermeira da Gestão Especial de Atenção à Saúde (GEAS) da Unimed Recife, para falar sobre “Os danos causados pelo sol”.

A palestra, organizada pela equipe de Recursos Humanos, juntamente ao Setor de Eventos visou, alertar sobre os cuidados que todos precisam ter ao ser expor ao sol. Com o fim do verão, alguns danos podem aparecer, e é preciso monitorar.

Para a enfermeira, os principais danos que o verão pode trazer é a exposição excessiva aos raios ultravioletas UVA e UVB, principais responsáveis pelo aparecimento do câncer de pele. Segundo Alda, eles trazem ações como envelhecimento precoce, insolação, danos nos olhos, entre vários outros fatores prejudiciais. O mais perigoso, o câncer de pele, trata-se de uma pele que foi exposta ao sol e que não se recupera mais. Pessoas de pele clara, com sardas e olhos claros, são hoje as mais susceptíveis a este tipo de câncer, não impedindo que pessoas com outras características também venham adquirir a doença, através de histórico familiar, hereditariedade e outros fatores.

Os tratamentos, após diagnosticada a doença, estão a cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia. Além de atitudes preventivas de evitar a exposição ao sol no horário de 10h às 16h, e o uso de chapéus, óculos de sol, guarda-sol e protetor solar sempre que possível. Este último com a indicação de ser reaplicado a cada duas horas. “Procure o médico sempre que alguma lesão nova aparecer na pele, seja uma ferida que não cicatrizou ou mesmo algum sinal que tenha notado que mudou de aparência”, alertou Alda.

Após a palestra, na área de convivência, o encerramento se deu com um grande café da manhã, onde na ocasião o chefe de gabinete, Joadson de Souza Santos, parabenizou a todos os aniversariantes do mês em questão e sorteou brindes aos colaboradores presentes.