Crea-PE

Conselho traz palestra sobre “Janeiro Branco” e o cuidado com a saúde mental

O início de cada ano é um período repleto de expectativas e planejamento para o futuro, momento propício para chamar a atenção das pessoas a refletirem sobre bem-estar, qualidade de vida e os cuidados com a saúde mental e emocional. Para ajudar nessa reflexão, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), trouxe a todos os colaboradores, na manhã desta quinta-feira (31), a palestra “Janeiro Branco e o cuidado com a saúde mental.

A palestra, que ocorreu no auditório do Conselho, contou com a participação do psicólogo Anderson Santiago da Silva, trazendo dados e conceitos interessantes sobre o assunto. Anderson explicou que o “Janeiro Branco”, campanha criada por psicólogos brasileiros, está em sua 6° edição e usa o mês em que tradicionalmente as pessoas estão mais focadas em resoluções para instigá-las a ter um cuidado maior com o seu psíquico.

Para o psicólogo, o tema é delicado, porque ainda há muito preconceito em torno do assunto. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio hoje é a 3ª maior causa de morte entre jovens, só perdendo para acidentes de motos e homicídios. Reconhecer quando se deve procurar ajuda é fundamental para não deixar que tristezas ou angústias passageiras possam virar doença de fato. “Quem cuida da mente, cuida da vida. A única coisa estável na vida, é a morte. Todos passamos por altos e baixos e procurar ajuda em momentos difíceis, pode fazer toda a diferença”, enfatizou.

Os dois transtornos mentais que mais afetam a população brasileira nos dias atuais, são depressão e ansiedade. Apesar da fama de um povo alegre, somos o 3ª país mais depressivo do mundo, com 18,4% da população acometidos por essa doença. Segundo o psicólogo, além do tratamento com um especialista, o apoio da família é fundamental para o processo de cura e retomada do paciente para uma vida normal e feliz.

Após o depoimento do presidente do Crea-PE, o engenheiro civil Evandro Alencar, todos foram convidados para um café da manhã na área de convivência, com apoio do buffet Andrea Guerra. Na ocasião, o presidente parabenizou a todos os aniversariantes do mês de janeiro e encerrou com sorteios de brindes, cedidos pelo restaurante Villa Sandino.

Pular para o conteúdo