Consema se reúne em Petrolina para discutir o uso de agrotóxicos na região

Recife, 26 de novembro de 2009 – O Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (Consema-PE) realizar hoje (26) e amanhã (27), em Petrolina, Sertão do Estado, reunião do para discutir o uso excessivo de agrotóxicos na Região e problemas ambientais das mesorregiões do Sertão do São Francisco, Sertão Central e Sertão do Araripe. A Secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado, Luciana Santos, abrirá a reunião. O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participa do evento.

A saúde dos agricultores da região também será foco de discussão durante a reunião. O presidente da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), Jaime de Azevedo Brito, apresentará o andamento do monitoramento de agrotóxico no Estado e o Chefe da Unidade Estadual de Inspeção Vegetal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro/PE), Silvio Valença Varejão, apresentará um diagnóstico do Agrotóxico em Pernambuco e seus efeitos no setor produtivo.

O secretário executivo de Meio Ambiente da Sectma, Hélvio Polito, apresentará as propostas do Estado para enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas e as metas a serem seguidas pelo setor produtivo da região. Com base nessas propostas Luciana Santos levará para apreciação do Consema o termo de referência para publicação de edital, com recursos da ordem de R$ 750 mil, do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), para financiar projetos nas áreas de educação ambiental e enfrentamento às mudanças climáticas.

Se aprovado no Consema o edital deverá ser lançado até o final deste ano. A Sectma também vai apresentar a Proposta de Criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia – Beberibe, inserida em parte no território dos municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, Igarassu, Paudalho, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.

A apresentação dessa proposta ao Consema faz parte do processo de criação da APA. Depois de submetida ao Consema, a Sectma encaminhará o decreto para assinatura do governador, instituindo, assim, a APA Aldeia – Beberibe.

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo, formado por representantes de entidades governamentais e da sociedade civil organizada. Coordenadas pela Sectma, as reuniões tem por objetivo discutir a problemática socioambiental identificada e específica de cada região de Pernambuco.

Serviço:

Reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (Consema) Local: Hotel JB – Rua Olímpio Virgínio, 88, Centro, Petrolina – PE

Datas: quinta-feira (26/12) / sexta-feira (27/12)

Horários: 10h às 17h

Informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.