CP aprova proposta do presidente José Mário para criação de uma Rede Nacional Contra Desastres Naturais

Ainda no período da manhã desta terça-feira (15), na 2ͣ Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontece até a quarta-feira (16), em Foz do Iguaçu, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, fez para os seus pares uma apresentação sobre os desastres naturais, com atenção para o trabalho coordenado pelo Crea-PE , em 2010, quando da enchente do Rio Una. A apresentação teve como objetivo, a aprovação da proposta do Crea-PE de criação de uma Rede Nacional de Segurança e Tecnologia Contra Desastres Naturais.

WP_20140414_013
Material apresentado pelo presidente pernambucano continha informações acerca dos números dos prejuízos causados pela enchente do Rio Una

O material apresentado pelo presidente pernambucano continha informações acerca dos números dos prejuízos causados pela enchente do Rio Una que, segundo levantamento, atingiu 67 municípios do Estado, onde foram contabilizadas 20 mortes.

O presidente explicou também que, um dia após o ocorrido, o Crea-PE buscou o Governo Estadual e os municípios para, por maio do trabalho voluntário, se dispor a ajudar as vítimas da tragédia. Também elencou cada uma das entidades que integraram o GT Palmares, que trabalhou ativamente na prospecção e levantamento dos danos causados nos imóveis comerciais e residenciais das áreas atingidas. José Mário explicou que, graças ao uso de tecnologia disponibilizada pelo Governo do Estado, por meio da celebração de Convênio de Cooperação Técnica, firmado entre o Conselho e a Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab), foi possível emitir e entregar aos prefeitos dos municípios atingidos, centenas de laudos de vistorias, com especificações determinadas pelas normas brasileiras.

Por fim, após aberta a discussão da proposta, elaborada na última reunião do Fórum dos Presidentes dos Creas do Nordeste, realizada no dia 03 de abril, no Recife, o presidente pediu que se aprovada, a proposta seguisse diretamente para aprovação no plenário do Confea. Acatada por unanimidade pelos presidentes do CP, a proposta segue agora para apreciação e aprovação na instância máxima do Sistema.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE