Crea-PE alerta sobre DST na semana pré carnaval

A preocupação deve existir no ano todo, mas com a proximidade com os festejos do carnaval se intensificam as campanhas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis, as chamadas DST. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) trouxe, na manhã desta quinta-feira (28), a convidada Manoela Alves de Queiroz, enfermeira da Gestão de Atenção à Saúde (GEAS), da Unimed Recife, para falar sobre o assunto.

O evento, idealizado e organizado pela equipe de Recursos Humanos, com o apoio da Gerência de Políticas Institucionais, exibiu o tema “O que são DST, diagnóstico e prevenção” e, teve como principal objetivo, chamar a atenção de todos os colaboradores ao aumento no número de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no Estado de Pernambuco.

Os dados são alarmantes. Sabe-se que em Pernambuco, a cada 6 horas, 1 pessoa é infecta com o HIV. As Doenças Sexualmente Transmissíveis são transmitidas principalmente por contato sexual, sem o uso da camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são a gonorreia, sífilis e a AIDS.

Algumas DST podem não apresentar sintomas, por isso a importância de se procurar um serviço de atenção à saúde, para consultas com um profissional sempre que se fizer sexo sem o uso da camisinha. Segundo a enfermeira Manoela, essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte. “Usar preservativos em todas as relações sexuais ainda é o método mais eficaz para redução dos riscos de transmissão das DST, em especial do vírus da AIDS, o HIV”.

A enfermeira alertou também para outras formas de contaminação, que podem ocorrer pela transfusão de sangue contaminado, pelo compartilhamento de agulhas e seringas, ou no caso do HIV, o vírus pode ser transmitido de mãe para filho, durante a gravidez e o parto. E reforçou a procura aos Centros Municipais de Testagem e Aconselhamento (CAT) em IST/AIDS, sempre que necessário.

Encerrando as atividades, os colaboradores foram recebidos com café da manhã na área de convivência do Conselho, onde na oportunidade comemorou-se os aniversariantes do mês em questão, além do sorteio de camisas para o bloco “Creativos Ano III”, que ocorrerá amanhã (1° de março), na sede do Conselho.