Crea-PE, Andave e Acavasf chegam a um acordo

Recife, 1º de março de 2013

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) chega a um entendimento com a Associação Nacional de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andave) e com a Associação do Comércio Agropecuário do São Francisco (Acavasf). Depois de anos de briga travada na justiça, a Andave e a Acavasf entenderam a real necessidade das empresas que comercializam agrotóxicos estarem registradas neste Conselho.

Esse acordo ocorreu na última segunda-feira (25/02) durante uma reunião, em Petrolina, onde estiveram presentes o inspetor e presidente da Assea, Urbano Lins; o assessor de Planejamento, Romildo Florentino; o gerente de Fiscalização, Jeová Vanderlei; os chefes da Divisão de Fiscalização, José Estácio Bandeira, e de Planejamento e Controle da Fiscalização, Newton Martins; o procurador Diogo Mazotini e representantes da Andave e Acavasf.

Os empresários entendiam que, como eles comercializavam os agrotóxicos, não precisariam se registrar no Crea-PE. Entretanto, o inspetor Urbano Lins argumentou que além da comercialização, a grande maioria das casas oferece a assistência agrícola aos clientes, sendo esta uma atribuição dos profissionais do Sistema Confea/Crea, conforme a Lei 5.164/66.

“As partes interessadas chegaram a um acordo de estarem de mãos dadas, independente da tramitação judicial do processo. Daqui para frente, os profissionais da área de defensivo voltam a fazer parte do Sistema. A regularização começa a partir deste mês”, disse Urbano Lins.

De acordo com o assessor Romildo Florentino, essa decisão implicará no ingresso de, aproximadamente, 300 empresas no Sistema, proporcionando uma maior interatividade com este setor.

Ainda na ocasião, foi apresentado aos presentes o Plano de Fiscalização para o ano de 2013, que contempla a proposta do inspetor Urbano Lins de ampliar o perímetro irrigado e reformular as rotinas e conceitos, aumentando assim o número de fiscalização de 800 para 2,4 mil por ano.

Kele Gualberto
ASC do Crea-PE