Capa > Destaque > CREA-PE comemora hoje, o Dia do Técnico Agrícola

CREA-PE comemora hoje, o Dia do Técnico Agrícola

Nesta data, convicto do papel indispensável dos Técnicos Agrícolas na produção de alimentos para o abastecimento interno e para as exportações agropecuárias O Conselho regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), parabeniza os valorosos profissionais, externando sua satisfação em poder contribuir para defesa da profissão.

Nos últimos anos, os Técnicos Agrícolas veem desfrutando dos avanços profissionais conquistados através da organização política e administrativa e, sobretudo, das garantias do exercício legal das atribuições profissionais e do seu devido espaço no mercado de trabalho.

A LEI QUE INSTITUIU O DIA DO TÉCNICO AGRÍCOLA

O dia 05 de novembro foi instituído em 1988 pela Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA) durante Encontro Nacional realizado em Brasília, para homenagear a Lei nº 5.524 de 05 DE NOVEMBRO DE 1968, que definiu o exercício da profissão do Técnico Agrícola.

No entanto, em 2004, na Câmara dos Deputados surgiram iniciativas para definir legalmente o dia da profissão. Coube então, ao Deputado José Ivo Sartori, a apresentação do Projeto de Lei nº 2.896, que, posteriormente foi arquivado, porque o Deputado fora eleito Prefeito de Caxias do Sul.

Para concluir as iniciativas do Congresso Nacional, o Deputado Mendes Ribeiro Filho apresentou novo Projeto de Lei de nº 6.040 em 2009, que após aprovado em todas as comissões da Câmara e do Senado, foi encaminhado ao Palácio do Planalto sendo imediatamente sancionado pela Presidência da República.