Capa > Destaque > Crea-PE e demais órgãos divulgam ações de Fiscalização para o Carnaval 2020

Crea-PE e demais órgãos divulgam ações de Fiscalização para o Carnaval 2020

Representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), a gerente de Fiscalização do Conselho, Aldenice Koga, participou juntamente com representantes da Celpe, Corpo de Bombeiros e Samu, de encontro técnico, realizado na quarta-feira (19.02), para divulgar as ações de prevenção e segurança para o Carnaval 2020. Segundo o Corpo de Bombeiros, os principais focos da folia no Estado concentrarão juntos, 8,5 milhões de pessoas, o que aumenta o risco de acidentes com ligações irregulares ou por contato com a rede elétrica.

A Operação Carnaval Seguro é realizada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE – que coordena a FPI – Fiscalização Preventiva do Carnaval, Corpo de Bombeiros e Serviço de Urgência Móvel (Samu).

Com relação ao trabalho que está sendo realizado pelo Crea-PE, a gerente de Fiscalização ressaltou que os principais objetivos são a fiscalização do exercício profissional e a proteção da vida dos foliões. Para tanto as fiscalizações com foco no Carnaval tiveram início em novembro. “Na sexta-feira (21) iniciaremos as vistorias nos trios elétricos que participarão do Galo da Madrugada, das 20h às 8h do sábado e estaremos trabalhando até o fim do Carnaval”, explicou.

De acordo com o superintendente técnico da Celpe, Carlos Eduardo Soares, 300 funcionários da companhia estarão de plantão durante o feriado. “Temos 800 profissionais envolvidos. Desses, 300 são habilitados para ação imediata. Os demais estarão nas ações educativas e no combate às ligações clandestinas com as quais estamos lidando com tolerância zero”, informou.

Nos últimos 15 dias, 100 ligações irregulares foram identificadas pela Celpe. “Normalmente essas ligações não são feitas por profissionais habilitados e em condições técnicas não adequadas. Além de tudo, é crime e a pessoa pode ser levada à prisão”, afirmou Carlos Eduardo Soares.

No Galo da Madrugada, o Samu terá postos distribuídos em cinco pontos do desfile: Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto (Edifício San Rafael), Pátio do Carmo, Praça da Independência (Praça do Diário) e Rua do Sol.

Também haverá um ponto no Março Zero, todos os dias, das 19h até uma hora após o último show. Além disso, será instalado na Casa da Cultura um veículo de suporte para múltiplas vítimas, com capacidade para realizar atendimentos simultâneos. “Teremos 15 pontos descentralizados na Região Metropolitana do Recife”, afirmou o coordenador geral do Samu Metropolitano, Leonardo Gomes.