Crea-PE firma parceria com Afogados da Ingazeira e lança propostas de mais ações na região

fotosentrevistaO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, assinou, nesta sexta-feira (12), o primeiro termo de cooperação técnica entre o órgão e uma prefeitura. O município pioneiro na realização da parceria com o Conselho foi Afogados da Ingazeira, localizado no Sertão do Pajeú.  O documento foi assinado por Evandro e pelo prefeito José Patriota, durante entrevista concedida ao radialista Nill Júnior, da Rádio Pajeú.  Na ocasião, Evandro lançou três propostas para o prefeito: a instalação de uma inspetoria em Afogados, a criação do projeto Casa Legal e a parceria na realização e incentivo de Olimpíadas de Matemática.

Em sua fala, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, disse que atualmente a região de Afogados da Ingazeira é atendida pela Regional de Serra Talhada, que tem 22 municípios jurisdicionados. “É um número grande de cidades. Por isso, tenho total interesse de montar uma nova inspetoria para atender a região do Pajeú. Quero que seja aqui, em Afogados da Ingazeira, mas, para isso, preciso de apoio da administração pública”, destacou Evandro.  Logo que foi questionado, Patriota cedeu o espaço e falou que terá uma grande satisfação em receber a Inspetoria. “No que depender da Prefeitura, a Inspetoria já está certa”, assegurou o prefeito.

Sobre a segunda proposta, Evandro fez um chamamento a todos os profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua para a mobilização em torno de uma associação. De acordo com o presidente, a criação de uma associação facilitaria a realização do projeto, daria mais força aos profissionais e permitiria mais ação e desenvolvimento para a região. “O Casa Legal é a junção de forças entre a Prefeitura, Crea Pernambuco e uma possível associação. A idéia é levar a Engenharia e demais serviços à população de baixa renda. Se pensarmos juntos, poderemos levar serviços de qualidade e de maneira acessível para todos. Dessa forma, todo mundo sairia ganhando”, explica o presidente. José Patriota falou que tem total desejo de aderir ao projeto e fortalecer as profissões do Sistema e beneficiar a população.

Por fim, na terceira e última proposta apresentada pelo presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, propôs o incremento das Olimpíadas de Matemática. “Se a gente estimular as crianças a gostarem de matemática, teremos adultos mais aptos para as áreas tecnológicas. É pensar no profissional do futuro”, afirma Evandro. Na ocasião, Patriota falou que Afogados da Ingazeira tem tido um bom desempenho nas Olimpíadas de Matemática, conquistando na última edição quatro medalhas e 10 menções honrosas. O prefeito ainda falou que vai firmar mais essa parceria com o Conselho.

Ainda na entrevista, o prefeito José Patriota falou da satisfação de receber o Crea-PE em sua cidade e de ser a primeira cidade a consolidar a parceria, que deverá trazer grandes frutos para os dois envolvidos. “O conhecimento é a grande chave para o desenvolvimento. Nesse sentido, o Crea-PE tem muito a nos oferecer”, afirmou Patriota. Na ocasião, o gestor aproveitou e falou um pouco da importância do Conselho junto à sociedade. “Se você não tem o registro no Crea-PE e faz uma obra, ela está ilegal. Ou seja, você não pode ter sua casa legalizada, com todos os documentos, sem uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)”, afirma.

patriota_evandroDe acordo com o prefeito, a visita do Crea-PE à Afogados da Ingazeira é mais um reflexo desse renascimento que o Crea-PE está tendo. “O Conselho está saindo da burocracia dos cartórios”, afirma Patriota.

Questionado sobre a função do Regional, Evandro explicou que o motivo da existência do Crea não é fiscalizar, mas sim proteger à sociedade. “A fiscalização é o nosso meio de proteger. Quando vamos lá e garantimos que os serviços prestados das áreas tecnológicas sejam realizados por profissionais habilitados, estamos valorizando os bons profissionais e resguardando a sociedade”, explica Evandro.

Entre os destaques dados na entrevista está o arcabouço de funções do Comitê Tecnológico Permanente, uma das promessas de campanha de Evandro. “Tivemos na quinta-feira (11), a nossa primeira reunião do CTP, um colégio de profissionais renomados que vão pensar e discutir soluções tecnológicas para todo o Estado. Nesse encontro, debates sobre o vazamento de um trecho do Canal da Transposição, que foi bastante comentado pela imprensa local e nacional. Vamos mandar uma carta para o Ministério da Integração Nacional”, destaca Alencar. Segundo o presidente, ‘são milhões de sertanejos aguardando o resultado da obra. Não vãos ficar de braços cruzados, sem verificar. Mas a obra está regular no Crea’.

Para finalizar o encontro, houve debates acerca da interiorização de cursos de Engenharia e sobre o Ensino à Distância.  Após a assinatura do termo e entrevista, a agenda de trabalho focou em conhecer o monitoramento de ações da Prefeitura de Afogados da Ingazeira e visita a empreendimentos destaques do município.

Participam da comitiva do Crea-PE o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, o gerente de Fiscalização, Marcílio Leão, o diretor regional da Mútua-PE, Augusto Nogueira, e a chefe da Divisão de Convênios e Parcerias, Daniele Castro.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE