CREA-PE fiscaliza atividades e estruturas temporárias para a Missa do Vaqueiro na cidade de Serrita

Com o objetivo de atender aos profissionais, empresas e à sociedade nos diversos locais do Estado e, em especial, garantir a segurança nos eventos que reúnem grande público, o Conselho de Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), realizou fiscalização e está com o CREA-Móvel, na cidade de Serrita (distante 535 quilômetros do Recife), onde acontece a 48º edição da Missa do Vaqueiro, maior festa do Sertão pernambucano com participação esperada de 50 mil pessoas.

De acordo com os fiscais que realizaram a vistoria no local do evento, Dênio Rocha e João Diniz de Carvalho, das Inspetorias Regionais do Conselho em Salgueiro e em Serra Talhada, respectivamente, não foram encontradas irregularidades nas instalações elétricas e metálicas temporárias assim como nos equipamentos de sonorização, todos com registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no CREA-PE.

No CREA Móvel estão sendo realizados, até a sexta-feira (20), atendimentos aos profissionais e empresas que buscam o serviço itinerante. Para a instalação e o funcionamento do veículo adaptado, o CREA-PE contou com o apoio do secretário de Obras do município, Júnior Peixoto, que disponibilizou a estrutura do Centro de Atividades Econômicas (CAE).

Na oportunidade, os fiscais realizaram vistorias em empresas de dedetização, provedores de Internet, órgãos públicos e construção civil.

Missa do Vaqueiro

Em sua 48° edição, a festa reúne o sagrado e o profano, e preservando assim as tradições, a cultura e a fé do povo sertanejo. O ponto do alto da festa acontece tradicionalmente no domingo, 22, com a missa em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó.

Nesta edição, o escritor Nelson Barbalho, um dos principais nomes da literatura e da história de Caruaru, será o homenageado (in memorian). A escolha, segundo Helena Câncio, que comanda a organização do evento é uma forma de celebrar o centenário do escritor que é o autor da música “A Morte do Vaqueiro” (tengo lengo tengo lengo tengo), eternizada na voz de Luiz Gonzaga e feita em homenagem à morte do vaqueiro Raimundo Jacó, primo de Gonzagão.