Crea-PE inicia FPI de carnaval

Recife, 28 de janeiro de 2010 – Técnicos do Crea-PE, do Corpo de Bombeiros, da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho e da Celpe vistoriaram, na manhã de hoje (28), as instalações do Clube Português e as estruturas que estão sendo montadas para a prévia do bloco Guaiamum Treloso. Esta foi a primeira Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) de Carnaval.

Apesar do Baile dos Artistas, realizado no Clube Português, está marcado para amanhã (29), os fiscais não puderam ver muita coisa. De acordo com o presidente do clube, o fato da estação geradora de energia não está montada, do som não está instalado, do palco e passarela também ainda não terem sido montados é de responsabilidade de empresa promotora do evento a quem cabe, a terceirização de empresas para execução dos serviços.

Para o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, que acompanhou a FPI é inadmissível que num evento previsto para acontecer em menos de 24 horas, tudo esteja sendo providenciado em cima da hora. “Essa cultura é prejudicial tanto para a realização do nosso trabalho, quanto para a sociedade que acaba correndo mais riscos em virtude da pressa com que a estrutura é organizada” afirmou o presidente. Ele garantiu que se a prestação dos serviços não for feita por empresas e profissionais habilitados e em dia com suas obrigações no Conselho, acionará o Ministério Público do Estado, a fim de impedir que a festa ocorra sem a segurança necessária para garantir a integridade física do folião.

Como poucas coisas puderam ser verificadas, a gerente Técnica do Crea-PE, engenheira civil Giani Câmara, informou aos responsáveis pelo clube que, à tarde, mandará um técnico para verificar o que está sendo feito e verificar a documentação de cada um dos terceirizados responsáveis pela prestação dos serviços de geração de energia, montagem, iluminação e sistema de som.

Na estrada real do poço, onde o Guaiamum Treloso realiza sua prévia no próximo sábado, os técnicos não encontraram nenhuma irregularidade. Amanhã a partir das 9h a equipe da FPI realiza vistoria no Clube Internacional do Recife.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE