CREA-PE parabeniza os Técnicos em Edificações

Neste sábado, 23, se comemora em todo o País o Dia do Técnico em Edificações e, nesta data, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), parabeniza a todos esses profissionais que trabalham no universo das obras de construção civil.

Do início ao fim de uma obra, o técnico em edificações tem que estar presente e atento a todos os detalhes. Basicamente, sua rotina se divide entre o escritório e o canteiro de obras. No escritório, realiza trabalhos como: Desenhos de projetos; Especificação dos materiais necessários à obra; Definição da equipe de trabalho (número de funcionários e suas funções); Pedidos de orçamentos; Elaboração de cronogramas e Negociações e gestão por telefone e e-mail.

Os projetos elaborados pelo técnico em edificações podem ser elétricos, hidrosanitários, de gás, de estruturas de concreto ou metálicas, entre outros, sempre obedecendo às normas técnicas.

É ainda no escritório que ele recebe as Ordens de Serviço (OS) para, a partir daí, poder planejar a distribuição do trabalho entre os operários, orientando-os sempre que necessário. Esse trabalho interno exige um grande senso de organização e uma visão global da obra com a qual está trabalhando.

Uma vez no canteiro de obras, suas atribuições são outras. Lá, o técnico em edificações tem que dar conta de coordenar a equipe para que a obra não atrase, receber materiais e verificar se a entrega corresponde ao que foi pedido, realizar testes de qualidade do material (no caso do concreto, por exemplo, testar a resistência), encaminhar os materiais para uso imediato ou armazenagem adequada, dar o destino correto aos materiais excedentes e aos resíduos da obra, aplicar as normas técnicas de saúde, segurança, higiene e meio ambiente em toda a obra.

O técnico em edificações, portanto, deve conhecer todo o processo de uma obra de construção civil, já que a sua atuação abarca todas as fases, do projeto ao acabamento, passando pela gestão de pessoal e de materiais. Por isso, duas atribuições básicas de todo técnico em edificação, além de um grande senso de organização e planejamento, são gostar de cálculos e saber trabalhar bem em equipe.

Para a profissão, há um bom campo de trabalho e sua empregabilidade é alta. A razão não é apenas o grande número de construções, mas, sobretudo, o nível de profissionalização cada vez maior exigido no setor, com a obrigatoriedade do cumprimento das normas técnicas das quais deve ser grande conhecedor.

Seu campo de atuação inclui empresas de Engenharia e Arquitetura, construtoras, empresas de reforma, fábricas de pré-moldados, indústrias de materiais de construção, escritórios de projetos e outros.

O CREA-PE parabeniza todos os Técnicos em Edificações.