CREA-PE participa de CP promovendo troca de experiências e alinhamento de ações

Até o dia 3 de agosto de 2018, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Fernando Lapenda e o 1º diretor Administrativo, André Lopes estarão participando, em Belo Horizonte, da 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea que está acontecendo no Crea-MG.
O evento tem como objetivo buscar a unidade de ação no que se refere ao funcionamento do Sistema Confea/Crea, por meio da uniformização de procedimentos e do posicionamento diante de temas relacionados às profissões da área tecnológica. De acordo com o presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges, o evento é importante para alinhar o trabalho dos Conselhos. “A reunião do Colégio de Presidentes é o momento de apresentar propostas e alinhar o trabalho de todos os Creas do país” comenta Lucio.
Ainda na abertura, o coordenador-adjunto do CP e presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende Silva, reforçou que os assuntos tratados “são importantes dentro do Sistema Confea/Crea e ressaltaremos algumas questões que veem ocorrendo em nível nacional”. No mesmo sentido, o presidente da Mútua, engenheiro civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães pediu a atenção de todos para as questões relativas à Caixa de Assistência.

1º dia
No primeiro dia a programação da reunião, o Crea-Minas apresentou algumas de suas principais ações. Palestras sobre o Colégio Estadual de Empresas (CEM-MG), órgão consultivo do Conselho que tem como objetivo estabelecer um diálogo entre o Conselho e o setor empresarial e sobre a atuação do Crea-Jr Minas Gerais, abordando a interface com os estudantes. Houve ainda palestra sobre as experiências e resultados na fiscalização no agronegócio e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo GT de Estruturas Curriculares e suas Atribuições.
As comissões de Ética e Exercício Profissional (CEEP), de Articulação Institucional do Sistema (CAIS), de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) e de Organização, Normas e Procedimentos (CONP) apresentaram os trabalhos que têm desenvolvido e, em seguida, foi a vez da Comissão Organizadora da 75ª SOEA. Para encerrar as atividades do primeiro dia, o Crea-PR discutiu a Legislação do Microempreendedor Individual, além de apresentar o planejamento estratégico e o comitê empresarial.

2º dia
Entre as apresentações do segundo dia (2.08), o conselheiro federal Alessandro Machado e o colaborador do Confea Sérgio Martins apresentarão relatório e planejamento referentes à integração dos regionais na ART nacional. O conselheiro também falará sobre o Projeto de Lei 3772/2015, que dispõe sobre medidas de abertura da economia no Brasil e de licitações. Dando sequências às atividades do segundo dia, a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema discutirá os reajustes de anuidades, taxas, multas e ART para o exercício 2019. Por fim, será o momento dos presidentes dos Creas das regiões Nordeste, Centro-Oeste e do Norte que, entre os assuntos pautados, discutirão a fiscalização do agrotóxico e a reforma e ampliação de sedes e inspetorias.

3º dia
Outro tema que receberá destaque na reunião é a atuação feminina no agronegócio. A fundadora do portal Agromulher, a mineira e engenheira agrônoma Vanessa Sabioni, ministrará palestra sobre a criação da maior rede digital liderada por mulheres. De acordo com Vanessa, a palestra será uma oportunidade para mostrar a atuação da mulher no agronegócio, área em que há um predomínio masculino. “A ideia é promover, por meio da apresentação de cases, o empoderamento feminino na área tecnológica, além de oferecer mais capacitação feminina no âmbito profissional” comenta a engenheira. A última apresentação será do Crea-SC que discutirá a redução do desconto para pagamento da anuidade antecipada, taxa para correção das anuidades em atraso, além do custos das despesas do Colégio de Presidentes.