Crea-PE participa de reunião do Comam para apreciação dos Planos de Manejo de Jiquiá

Em reunião realizada na manhã da quinta-feira (11.04), pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura Municipal do Recife, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), que tem acento no fórum, foi representado pelo conselheiro, engenheiro eletricista Jarbas Morant Vieira.

A reunião, conduzida pelo secretário Executivo do Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Carlos Ribeiro, foi a segunda do ano, realizada pela Câmara Temática de Unidades Protegidas. Na oportunidade, foram apreciadas as propostas dos Planos de Manejo da Unidade de Conservação do bairro do Jiquiá.

De acordo com o representante do Crea-PE, o plano que tem como principal objetivo garantir a preservação das áreas verdes e a sustentabilidade do meio ambiente, contempla a proteção das áreas à partir de rigorosas exigências no cumprimento de regras quanto à preservação e demarcação, impedindo que haja invasão ou qualquer ação que possa prejudicá-la. Com relação às construções, terão que ser feitas respeitando regras que limitam a 10 metros o gabarito (altura) das edificações.

Morant explicou ainda, que o grande desafio está em contribuir para que os bairros sigam as normas para a preservação das regiões em questão, para assim ter garantida a qualidade nas habitações e, consequentemente, na vida dos cidadãos, assim como impedir o crescimento desordenado do Recife e Região Metropolitana.

Também terão que atender às normas de altura, taxa de ocupação do solo de acordo com as dimensões da área construída, e dos limites do espaço verde, pessoas que construam residências “independentemente do seu poder aquisitivo”, afirmou Jarbas Vieira, explicando ainda que, a delimitação da área construída permite que a água possa penetrar no solo.

Todos esses esforços irão contribuir para a manutenção dos espaços vegetados na área urbana, amenizar o clima local e constituir refúgio da fauna, possibilitando o bem estar da coletividade e o equilíbrio ecológico da cidade. Ainda de acordo com o conselheiro, a próxima reunião do Comam acontecerá às 14h, do dia 25 de abril, no prédio da prefeitura do Recife.