Crea-PE promove debate em comemoração ao Dia Mundial da Água

Profissionais de várias áreas encontraram-se na tarde de ontem, quinta-feira (21), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), para um debate sobre as questões hídricas de Pernambuco. O evento, promovido pelo Crea-PE em parceria com a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) e Associação Profissional dos Geólogos de Pernambuco (AGP), teve em sua programação palestras de representantes da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, além da Agência Estadual de Águas e Clima e Câmara Técnica de Águas Subterrâneas.

O encontro, em Comemoração ao Dia Mundial da Água, teve em sua abertura a fala do 1º vice-presidente do Conselho, Fernando Lapenda, que destacou a importância desse tipo de encontro para as profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua. “A água é parte fundamental de todo processo de Engenharia, de Agronomia, de Geologia e de todas as profissões. Por isso, considero o debate como mais uma oportunidade de repensar o nosso papel na sociedade”, destacou.

Em seguida, a engenheira civil Fernandha Batista Lafayette, da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco deu início a primeira palestra com o tema “A Secretaria e suas metas para 2019”. Segundo a engenheira, a missão do governo do estado é de formular e executar políticas estaduais de recursos hídricos e saneamento, através da coordenação do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco (SIGRH).

Posteriormente, seguiu-se as palestras da engenheira civil Suzana Maria Gicco Montenegro, presidente da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), com a palestra “A APAC e os recursos hídricos em Pernambuco” e por último o geólogo Waldir Duarte Costa, representando a CTAS/CRH, trazendo a autuação da Câmera Técnica de Águas Subterrâneas.

Também estiverem presentes o geólogo José de Assis Ferreira, diretor da ABAS, representando conselheiro Federal por Pernambuco, geólogo Waldir Duarte Costa Filho, responsável pela promoção e organização do evento. O geólogo Antonio Christino Lyra Sobrinho, vice-presidente da AGP, também esteve presente e foi convidado a compor a mesa diretiva do evento.