Crea-PE

Crea-PE promove debate sobre as Pontes do Recife

Com o acender da discussão sobre a falta de manutenção das Pontes do Recife, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) trouxe, na noite dessa terça-feira (22), o tema – “Pontes do Recife: Situação Atual e o Programa de Intervenções da PCR/Emlurb, com objetivo de esclarecer e aproximar a sociedade desse importante e atual debate.

Como convidados tivemos a participação de integrantes da Prefeitura do Recife/Emlurb, como o Secretário de Infraestrutura e Habitação, o engenheiro Roberto Gusmão, a engenheira Marília Dantas e o professor e pesquisador, Armando Carneiro.

Logo após as explanações da Prefeitura do Recife, onde foram apresentadas todas as inspeções realizadas, acrescido de um detalhado diagnóstico dessas estruturas viárias, debatedores como os engenheiros civis José do Patrocínio e Romildo Almeida, ambos membros da Academia Pernambucana de Engenharia e também o engenheiro civil e professor da UFPE, Tibério Andrade, mostraram suas análises, contribuindo para o enriquecimento do debate.

Também tivemos na composição da mesa, membros representativos do Crea-PE, como o presidente e engenheiro civil, Evandro Alencar, o 2° vice-presidente e engenheiro civil, Roberto Muniz e do presidente da Academia Pernambucana de Engenharia, engenheiro civil e membro do Comitê Tecnológico Permanente, professor Mário Antonino.

A abertura da palestra foi realizada pelo Secretário de Infraestrutura e Habitação, Roberto Gusmão, que falou sobre planejamento, prioridades e projetos pré-estabelecidos, vistorias e dos relatórios realizados a cada quatro anos com situações e graus de riscos, com aproveitamento do corpo técnico da Emlurb. A falta de instrumento para recuperação de obras, como financiamento da Caixa Econômica Federal e BNDS, também foram citadas, assim como um financiamento inédito negociado para o término do Ginásio de Esportes Geraldão e obras mais urgentes.

Após as palavras do secretário, Armando Carneiro decorreu sobre a análise preliminar que a Emlurb vem realizando nas 27 principais pontes da cidade, onde foram recomendadas as medidas necessárias a serem implementadas no sentido de recuperação e reforço em suas estruturas. Desde o ano de 2013, a prefeitura elabora projetos de requalificação com objetivo de captação de recursos para sua execução, e no ano de 2018, a prefeitura formalizou contrato de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal para atuação de diversos serviços de requalificação, entre eles, as pontes do Recife. Serão disponibilizados 20,7 milhões para primeira etapa do programa, que irá beneficiar primeiramente as pontes Estácio Coimbra (Derby), Pontes Motocolombó e Princesa Isabel, consideradas em estados mais críticos, segundo análise.

Segundo o engenheiro José do Patrocínio, é preciso que haja uma maior participação dos órgãos fiscalizadores para que se faça um bom uso desses recursos, utilizando o que há de melhor na engenharia e aproveitando ao máximo o uso das novas tecnologias. Para o debatedor Romildo Almeida, será preciso urgência na implantação de um novo conceito em conservação, pois fenômenos como corrosão e deterioração sempre irão existir em região de maré e implantar a cultura da manutenção será fundamental na ocasião. Na conclusão, o engenheiro Tibério Andrade mostrou pontos fundamentais da manutenção preventiva e como podem ser feitos para melhoria do processo.

Na oportunidade, o Secretário de Infraestrutura e Habitação, Roberto Gusmão, reforçou a importância da participação da academia e de órgãos como Crea-PE na obtenção de informações e enriquecimento de dados. “Quanto mais informações tivermos, melhor será nossa atuação na melhoria dessas pontes. Precisamos da presença desses especialistas para contribuir com um diagnóstico mais preciso. Hoje estamos na frente de muitos Estados, pois sabemos o que fazer e iremos fazer”, concluiu.

No encerramento, o presidente Evandro Alencar agradeceu a todos os participantes e convidados, e relembrou que no centro de tudo sempre estará a preocupação com o patrimônio público e a segurança da sociedade como um todo.

 

Skip to content