Crea-PE realiza FPIs e trabalha em parceria com o GT do Carnaval do Governo do Estado

índice56Com a proximidade das festas de Momo, as fiscalizações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) têm se intensificado no sentido de atender a todas as demandas de trabalho com o objetivo de garantir a segurança dos foliões que estarão nos polos de animação.

Na manhã desta sexta-feira (03), atendendo solicitação do Grupo de Trabalho do Carnaval, da Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas (Polícias Militar, Civil e Científica, como também o Corpo de Bombeiros Militar), agentes fiscais do Crea-PE participaram, juntamente com a Vigilância Sanitária de inspeção no percurso do Galo da Madrugada com o objetivo de vistoriar as instalações dos primeiros camarotes que estão sendo montados, assim como os locais em que se pretende instalar outras estruturas. De acordo com o fiscal do Crea-PE, Luciano Lima, a ação, que tem como presidente o coronel Carlos José tem o objetivo de impedir, antes mesmo de iniciarem os trabalhos, a montagem de camarotes em locais condenados por não atenderem aos requisitos de segurança necessários.

“Algumas estruturas já começaram a ser montadas, mas, uma grande parte ainda terá início. De acordo com o coronel, o objetivo é interditar todos que não estiverem em condições de oferecer segurança à população”, explicou o fiscal do Crea-PE.

Paralelo ao trabalho que está desenvolvendo em conjunto com o GT do Carnaval, a exemplo do que ocorre há quase duas décadas, o Crea-PE vem desenvolvendo fiscalizações decorrentes dos trabalhos planejados pelo grupo de órgãos que participa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), coordenada pelo Conselho, que conta com a participação de técnicos da Celpe, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária da Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife (SECON), EMLURB, Iphan, Defesa Civil da PCR e de Olinda, Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR/PCR), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, entre outros.

Na manhã da quinta-feira (02), os técnicos do Crea-PE, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Vigilância Sanitária e da Secretaria de Controle Urbano fiscalizaram as instalações do Clube Português do Recife, onde acontecerá no próximo sábado (04), o tradicional Baile dos Artistas. “Encontramos algumas desconformidades com relação às instalações elétricas, aterramento insuficiente, necessidade de substituição de vasos sanitários, no entanto, não encontramos nada que comprometa a realização do evento e hoje, voltaremos ao clube para verificar se tudo foi feito como solicitado”, disse Luciano Lima.

De acordo com o chefe da Fiscalização do Conselho, Gustavo Alves, as próximas ações da FPI já estão planejadas e deverão atender ao seguinte calendário:

06.02 – Polos do Recife;

09.02 – Siri na Lata;

10.02 – Bal Masquê;

22 e 23.02 – Galo da Madrugada.

O Calendário das ações da FPI para Olinda foi definido da seguinte forma:

10.02 – As Virgens do Abraça Brasil;

16.02 – Baile Municipal do Recife e Olinda Beer;

23.02 – Camarotes de Olinda.

Quanto aos polos de animação as datas de montagens das estruturas temporárias ainda serão definidas e, em sendo definidas, os representantes repassarão para o que o grupo da FPI possa definir as datas em que serão realizadas as fiscalizações.

Dilma Moura

Jornalista do Crea-PE