CREA-PE realiza Seminário Técnico na Chesf

Evandro Alencar, presidente do CREA-PE

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), realizou na quarta-feira (02.08), das 8h às 12h, no auditório do edifício sede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Seminário Técnico, com o objetivo de esclarecer dúvidas dos profissionais da companhia relativas ao Registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), organização do Sistema CONFEA/CREA e Mútua, Fiscalização entre outras.

Na oportunidade, o presidente do Conselho, Evandro Alencar, apresentou material sobre o Sistema, suas atribuições, legislação e programas de gestão que estão sendo implementados.

Em seguida, o diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA (Mútua-PE), Marcelo Tabatinga falou sobre os benefícios oferecidos pela Mútua, explicando que está ao alcance de todos os profissionais do Sistema, com cobrança de juros muito abaixo do praticados no mercado.

O analista de processos do CREA-PE, engenheiro civil Carlos Artur Vital, prestou orientações sobre a Anotação da Responsabilidade Técnica (ART), ressaltando a importância do documento, inclusive as de Cargo e Função, as implicações em se iniciar uma obra ou serviço de Engenharia, Agronomia e áreas afins, sem a devida regularização, além de tratar da comodidade de poder fazer o registro via Internet por meio do Sistema de Informações Técnicas e Administrativas do Crea (SITAC).Por fim, o gerente de Fiscalização do CREA-PE, Marcílio Leão, falou das atribuições legais do CREA-PE, dos tipos de vistorias que são realizadas pelo Conselho, a exemplo das Fiscalizações Preventivas Integradas (FPIs) e Fiscalizações Dirigidas (FD), do aumento da atuação dos agentes fiscais e do consequente aumento de autuações  realizadas nas diversas cidades de Pernambuco, além das realizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O seminário técnico contou com uma boa participação do público que, ao final das explanações, tirou dúvidas e propôs sugestões, foi um bom termômetro da necessidade e do sucesso da iniciativa.

Durante todo o dia, o CREA-PE, disponibilizou o CREA Móvel, para atender os profissionais da Chesf, na sede da empresa.

Marcelo Tabatinga
Carlos Artur Vital