Crea-PE realiza Treinamento de Fiscalização em Caruaru

Teve início na quarta-feira (20), em Caruaru, no Agreste do Estado de Pernambuco, a segunda edição do treinamento anual de Fiscalização, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), com repasse financeiro do Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento da Fiscalização (Prodafisc), disponibilizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O evento, que acontece de quarta a sexta-feira (20 a 23.03), tem como principal objetivo uniformizar os procedimentos de fiscalização e atualizar os agentes fiscais quanto aos dispositivos legais que dispõem sobre a atividade finalística do Sistema Confea/Crea e Mútua.

De acordo com a programação do 2º Treinamento de Fiscalização 2018/19, a cerimônia de abertura contou com a participação da Gerente de Fiscalização, Daniele Castro e do palestrante, Professor Erison Rosa de Oliveira Barros. Na abertura do evento coube aos dois representantes fazer a apresentação dos objetivos do curso nas atividades de fiscalização; conceitos básicos sobre cartografia, topografia e geodesia; modelos da terra; sistemas de referência (Datum); sistemas de coordenadas geodésicas; sistemas de projeção; sistemas de coordenadas UTM; sistema métrico linear e angular; transformação de coordenadas geográficas em UTM; conceitos básicos de GPS; tipos de GPS; GPS (prática); tipos de navegação: configuração de parâmetros no receptor GPS; rastreio em campo com os receptores GPS de navegação e smartphones.

Dando seguimento ao encontro, Anderson Magalhães de Oliveira abordou: geotecnologias e ferramentas básicas do SIG; ferramentas de navegação projeto do QGIS; dados geográficos vetoriais X matriciais; edição de dados vetorais; ferramentas de geoprocessamentos; banco de dados descritivos e geográficos; distribuição espacial de dados; geoestatistica aplicada às ações de fiscalização.

Nesta quinta-feira (21), as duas primeiras falas foram feitas, durante a manhã e o início da tarde, por Erison Rosa de Oliveira Barros. Nelas, foram inseridas questões como uso de Software Trackmaker, Google Eart Pro e Qgis, modelos estatísticos de previsão, conceitos, variáveis aleatórias, uso da ciência dos dados como forma de previsão de ações irregulares, entre outras.

O encerramento do encontro está previsto para acontecer após a avaliação do treinamento, na sexta-feira (22), data do retorno do grupo ao Recife e demais localidades.