Crea-PE

CREA-PE recebe palestra sobre desempenho acústico em edifícios residenciais

O projeto Terça no CREA recebeu, na última Terça-feira (10), o professor Francisco Buarque como palestrante. Arquiteto e Urbanista pela UFPE e Especialista em Acústica Arquitetônica pela ESUDA, o profissional, que também leciona no Instituto de Pós-Graduação (IPOG), ofereceu análises e soluções para um melhor desempenho acústico nas edificações.

No início da palestra, Francisco Buarque explicou sobre o nascimento das leis que buscam coibir a poluição sonora, além de apresentar fatos sobre a proporção do problema em diferentes cidades do mundo.

No campo técnico, Francisco Buarque trouxe orientações que obedecem a NBR-15.575/13, uma coletânea de normas que engloba vários aspectos da construção civil voltada para as residências. A apresentação também contou com uma explicação minuciosa sobre a audição humana, que está constantemente exposta aos ruídos urbanos, além de exibir um vídeo histórico que mostra o colapso da Ponte Tacoma Narrows, ocorrida na década de 1940 em decorrência do fenômeno de ressonância.

Ao final do evento, o especialista dedicou-se a tirar dúvidas e conversar com o público sobre o assunto.

Skip to content