Crea-PE

Crea-PE saúda a todos os engenheiros de pesca pernambucanos

O Dia Nacional do Engenheiro de Pesca é festejado hoje (sábado), 14 de dezembro, data tradicionalmente comemorada no Brasil para lembrar a colação de grau da primeira turma de engenheiros de pesca do Brasil, ocorrida em 1974, em Pernambuco.

Oficialmente, a homenagem foi garantida no calendário cívico do Brasil pela lei n° 12.820, promulgada em 2013, passando a comemoração a fazer parte das homenagens aos mais diversos profissionais em atuação no território brasileiro.

O Brasil possui, atualmente, 22 cursos de Engenharia de Pesca, distribuídos nos Estados de Pernambuco, Bahia, Pará, Amazonas, Paraná, Santa Cataria, Espírito Santo e São Paulo, estando em implantação dois novos cursos, na Paraíba e mais um no Paraná.

O curso de Engenharia de Pesca é voltado para capacitar profissionais de acordo com os avanços tecnológicos da atividade pesqueira, cabendo a eles as atividades de planejamento, supervisão, coordenação e execução de outras funções integradas visando o aproveitamento de recursos naturais da aquicultura, incluindo a criação de peixes em espaços confinados, o cultivo e a exploração sustentável de recursos dessa atividade, seja no mar, nos rios ou lagos naturais e sua consequente industrialização.

Segundo a Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca do Brasil (FAEP-BR), o reconhecimento oficial por meio de lei, representa o coroamento dos esforços que estão sendo feitos para valorizar a profissão do engenheiro de pesca, que possui grande potencial no Brasil, país que detém 13% da água doce do planeta e mais de 8.400 quilômetros de litoral.

Pular para o conteúdo