CREA-PE se reúne com a Adagro para esclarecer as atribuições dos engenheiros de pesca

Representantes da Câmara Especializada de Agronomia (CEAG) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, representando o presidente Evandro Alencar estiveram, na manhã da quarta-feira (10), na sede da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), em reunião com o diretor presidente Roberto de Andrade Lima.

A reunião, solicitada pelos membros do Conselho, teve como objetivo esclarecer questões relativas às atribuições dos engenheiros de pesca. O coordenador da CEAG e Coordenador Adjunto da CCEAGRO, engenheiro de Pesca José Carlos Pacheco dos Santos, os conselheiros engenheiro agrônomo e coordenação da Comissão de Ensino e Atribuição Profissional (CEAP), Burguivol Alves de Souza, e o engenheiro de pesca presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco e coordenador da Comissão de Divulgação (CD), Rodolfo Rangel juntamente com o chefe de Gabinete, engenheiro agrônomo Joadson de Souza, explicaram ao gestor que, com base na legislação vigente, é de competência do engenheiro de pesca desempenhar atividade de responsabilidade técnica por unidades de beneficiamento de pescados.

O esclarecimento se fez necessário em virtude de manifestação de profissional, enviada ao Conselho por não ter obtido a autorização para desempenhar sua atividade profissional, em razão de entendimento contrário da Adagro acerca da matéria.

De acordo com o que informou o coordenador da CEAG, José Carlos Pacheco, a reunião foi muito positiva. No entanto ressalta que para ter o processo concluído é necessário que a profissional obtenha o registro do empreendimento ao qual a será Responsável Técnica junto a Adagro. Assim, ficará comprovado que toda problemática foi devidamente elucidada possibilitando o direito de exercer sua profissão e, garantindo para a sociedade que os produtos beneficiados sendo produzidos de forma correta, como determina a Lei.