Crea-PE

DIA DO CARTÓGRAFO

O Dia do Cartógrafo é comemorado em 6 maio, e celebra todos os profissionais desta área no País.  De acordo com o dicionário, Cartógrafo significa a “ arte e a ciência de compor cartas geográficas”, portanto, a eles cabe a responsabilidade pelo estudo dos mapas, que teve início nos séculos XV e XVI. A confecção dos mapas é praticada desde os tempos pré-históricos, e eles servem para fornecer a visualização de dados espaciais. Aristóteles e Hiparco foram responsáveis por produzir mapas com latitudes e longitudes na Grécia Antiga.

A cartografia é uma especialidade da Engenharia, que detém as técnicas de aquisição, processamento, visualização e análise de informação obtida com as informações da superfície terrestre: solo, relevo, rios, lagos, vegetação, densidade geográfica etc.

O engenheiro cartógrafo processa e analisa os dados e as informações para desenvolver não só os mapas de cidades, países e continentes, mas também plantas topográficas e cartas náuticas ou aeronáuticas.

A profissão é uma das mais antigas do País e do mundo. No Brasil, onde teve origem em 1811, quando foi criada a Academia Real Militar, os estudos de cartografia estão relacionados ao processo histórico de produção de mapas para a descrição do território. A Marinha do Brasil e o IBGE são algumas das instituições brasileiras que se destacam neste segmento de estudo.

O Dia do Cartógrafo é comemorado em 6 maio, e celebra todos os profissionais desta área no País.  A eles cabe a responsabilidade pelo estudo dos mapas, que teve início nos séculos XV e XVI. A confecção dos mapas é praticada desde os tempos pré-históricos, e eles servem para fornecer a visualização de dados espaciais. Aristóteles e Hiparco foram responsáveis por produzir mapas com latitudes e longitudes na Grécia Antiga.

No Brasil, os estudos de cartografia estão relacionados ao processo histórico de produção de mapas para a descrição do território. A Marinha do Brasil e o IBGE são algumas das instituições brasileiras que se destacam neste segmento de estudo.

Pular para o conteúdo