Crea-PE

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA

O Crea-PE parabeniza a todos os engenheiros de Pesca pernambucanos. O dia Nacional do Engenheiro de Pesca é festejado em 14 de dezembro, a data, tradicionalmente comemorada no Brasil lembra a colação de grau da primeira turma de engenheiros de Pesca do País, ocorrida em 1974, em Pernambuco.

Oficialmente, a homenagem foi garantida no calendário cívico pela Lei n° 12.820, promulgada em 2013, passando a comemoração a fazer parte das homenagens aos mais diversos profissionais em atuação no território brasileiro.

O Brasil possui, atualmente, 22 cursos de Engenharia de Pesca, distribuídos nos Estados de Pernambuco, Bahia, Pará, Amazonas, Paraná, Santa Cataria, Espírito Santo e São Paulo, estando em implantação dois novos cursos, na Paraíba e mais um no Paraná. Com a entrada da Paraíba no rol dos cursos de Engenharia de Pesca, todos os Estados do Nordeste Brasileiro contam com cursos nessa especialidade.

Na oportunidade das comemorações deste dia, tivemos a participação do presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, no evento “Engenharia de Pesca Valorizando o Futuro da Produção do Pescado”, promovido pela Associação de Engenheiros de Pesca de Pernambuco (APE-PE). O encontro, que aconteceu entre os dias 12 e 13, tendo seu encerramento hoje (14), teve como objetivo a busca pela valorização desses profissionais e suas entidades de classe.

Os temas debatidos no decorrer dos três dias foram Políticas Profissionais para área; Gestão Sustentável da fauna; O papel do Engenheiro de Pesca na extensão pesqueira e aquícola; Ferramentas de Geoprocessamento na Engenharia de Pesca; Aproveitamento da Água para criação de peixes e Consultoria Ambiental na Engenharia de Pesca.

Pular para o conteúdo