Crea-PE

DIA INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA

Comemorado anualmente em 22 de abril. Neste ano, a data ocorre nesta segunda-feira, em todo planeta. Também chamado de Dia da Terra ou Dia da Mãe Terra, é uma data para reconhecer a importância do planeta, e para refletir sobre como podemos colaborar para protegê-la.

Origem – A data foi comemorada pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970. No primeiro “Dia da Terra”, o senador americano Gaylord Nelson (1916-2005) organizou um fórum ambiental que chamou a atenção de 20 milhões de participantes.

Atualmente, o Dia da Terra é comemorado por mais de 500 milhões de pessoas ao redor de todo o mundo. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco intitula esta data como “Dia Internacional da Mãe Terra”.

Atividades para a data – No Dia da Terra chama-se a atenção para os problemas que o planeta enfrenta. Em comemoração à data são dadas algumas dicas para cuidarmos melhor do planeta: Plantar uma árvore típica da região em que mora; Fazer desenho do planeta Terra; Incentivar a reciclagem; Reutilizar materiais como plásticos e papelões para criar objetos recicláveis; Fazer uma limpeza na escola; Pintar um muro com motivos ecológicos; Usar menos energia; Desligar as luzes quando possível.

Apagar as Luzes no Dia da Terra

Em alguns lugares, surgem campanhas que incentivam as pessoas a desligarem as luzes durante um minuto no Dia da Terra, como forma de consciencializar sobre a necessidade de gastar menos eletricidade. Este é um evento parecido com a Hora do Planeta, que ocorre, normalmente, no último sábado do mês de março, realizado com a mesma intenção.

Skip to content