Em debate, Crea-PE realiza ação de conscientização sobre o Autismo

No mês do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pelas Nações Unidas e celebrado em abril, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), com iniciativa da equipe de Recursos Humanos trouxe, na manhã desta sexta-feira (26), a palestra “Desvendando o Autismo: mais conhecimento, menos preconceito”, dirigida pela convidada Cintia Akie Nagai, terapeuta ocupacional do Instituto APRIMORE, que pode esclarecer a todos os presentes um pouco mais sobre o universo que permeiam as crianças autistas.

O evento também contou com a participação de Jerônimo Mauri, coordenador e representante da Instituição Lar de Clara, que hoje atende mais de 600 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, em três diferentes unidades no Estado de Pernambuco. Os colaboradores levaram ao auditório do Conselho, as últimas doações de materiais escolares a serem entregues à instituição.

Durante a palestra, foram esclarecidas questões sobre o diagnóstico do autismo, hoje considerado um dos problemas mais difícil quando falamos sobre o tema. Por não existir um exame clínico específico que possa ser realizado, o diagnóstico acaba vindo de forma tardia para muitas crianças.

Segundo a terapeuta ocupacional, entre os fatores que podem aumentar a evolução do aprendizado de crianças com autismo está justamente a precocidade em se começar o tratamento, que deve ser acompanhado, sempre que possível, por uma equipe multidisciplinar formada preferencialmente por um terapeuta ocupacional, um psicoterapeuta, um fonoaudiólogo, nutricionista e um neuropediatra.

Para Cintia, ainda existe muito preconceito com a criança autista, por isso a importância de se divulgar, com afinco, a iniciativa do mês de conscientização do Autismo, para que possamos não só compreender melhor o mundo do autista, como também de sua família e as pessoas que convivem com a situação.

O encerramento se deu com um grande café da manhã e sorteio de brinde na área de convivência, onde na oportunidade comemorou-se os aniversariantes do mês.