Capa > Destaque > Engenharia Ambiental e Sanitária tem evento nacional inédito no Recife

Engenharia Ambiental e Sanitária tem evento nacional inédito no Recife

Propostas de desenvolvimento que não comprometam o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta. Este é o principal objetivo destacado pelos participantes da mesa de abertura do X Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária – SBEA, que teve início na manhã de hoje (08.10), no auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon).

O evento, que acontece até a sexta-feira (11), contempla conferências, mesas redondas palestras, minicursos e rodada de negócios, com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), entre outras entidades e empresas.

Sobre a iniciativa, o presidente Evandro Alencar falou da sua importância destacando que empouco mais de três anos de criada, a Associação dos Engenheiros Ambientais e Engenheiros Ambientais e Sanitaristas de Pernambuco (AEAMBS-PE), deu um importante passo na direção de contribuir com a causa, por meio de sugestões e ações de fortalecimento das questões ambientais e sanitárias para o País, chegando a organizar no Recife, esse primeiro evento do segmento no Nordeste. Alencar disse também da satisfação em prestar apoio ao evento e comprometendo com a associação de, sempre que possível, ser parceiro nas suas iniciativas. Em nome da secretária Executiva da AEAMBS-PE, Taís Patu, o engenheiro saudou a todas as mulheres presentes ressaltando a campanha de prevenção do câncer de mama, trazendo na lapela o laço cor de rosa, símbolo do movimento. Por fim disse que “esperamos que as políticas nas áreas ambiental e sanitária sejam pensadas com clareza e responsabilidade”.

Na plateia, a professora da Faculdade de Educação e Meio Ambiente de Rondônia, Liliane Carvalho, elogiou o evento, principalmente no que se refere à programação que segundo disse, traz grandes nomes da Engenharia Ambiental. Com relação à profissão, Liliane disse que embora ainda sejam poucos, se comparados às outras Engenharias, o número de profissionais que buscam a graduação vem aumentando a cada ano.

O secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), José Antônio Bertotti, representando o governo do estado foi enfático ao  afirmar: “Queremos contribuir com soluções simples que possam ajudar o Brasil a pensar um novo modelo de desenvolvimento e vocês engenheiros, são importantes nesse processo”.

Também participaram, representando o prefeito da cidade de Olinda, o secretário de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda, João Luiz da Silva Júnior , o vice-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professor Marcelo Brito Carneiro Leão, o diretor Regional da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-PE), Adriano Lucena, representando o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, o conselheiro federal por Pernambuco, Ernando Alves de Carvalho Filho e o presidente da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS), Renato Muzzolan Júnior. Emocionado, Renato fez uma retrospectiva dos  passos dados pela categoria desde a criação do primeiro curso de Engenharia Ambiental, no estado do Tocantins.

O presidente do X SBEA e da Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas de Pernambuco (AEAMBS-PE), inspetor do Crea-PE, Rodolfo Alves de Souza Neto, agradeceu às entidades de classe, Sistema Confea/Crea e Mútua, associações, instituições de ensino e demais apoiadores e patrocinadores do evento, agradecendo também a secretária Executiva da AEAMBS-PE, Taís Patu que com dedicação e responsabilidade participou de todas as etapas do processo de organização do simpósio que, no Recife chaga a sua 10ª edição.

Concluída a solenidade de abertura, os trabalhos foram iniciados com a primeira Conferência Master, pelo engenheiro Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

O Crea-PE está num estande no X SBEA, atendendo estudantes e profissionais, com orientações sobre o exercício legal da profissão.