Engenheiros de Pesca entregam ao Presidente do Crea-PE documento que reivindica a política da pesca e da aquicultura em Pernambuco

O documento que reivindica ao Governo do Estado o empoderamento da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, do Instituto Pernambucano de Agronomia (IPA) e do ProRural, com fortalecimento da Extensão da aquicultura e pesca em Pernambuco foi entregue pelo conselheiro do Crea-PE e presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP-PE), MsC. Rodolfo Rangel, para o presidente do Crea-PE, engenheiro civil Evandro Alencar, em reunião na sede do Conselho, onde participaram o coordenador da Câmara de Agronomia e engenheiro de pesca, José Carlos Pacheco, o diretor da AEP-PE, coordenador Adjunto da Câmara de Agronomia do Crea-PE e engenheiro de pesca, André Melo e o diretor do Senge-PE, engenheiro de pesca, MsC .Leonardo Texeira Sales, integrantes da entidade de classe.
Rodolfo Rangel, diz que o documento foi construído a partir de debate, desde de janeiro deste ano, pela diretoria da AEP-PE com importantes contribuições de renomados profissionais do cenário nacional, a exemplo do ex-superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e conselheiro do Crea-PE, engenheiro de pesca Sérgio Mattos.
O documento relata as atividades de pesca e aquicultura em Pernambuco e propõe empoderar a gestão através de diálogo com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. A proposta é que este diálogo se estenda ao Parlamento e às entidades da Engenharia: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE) e Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PE (Mútua), na busca de aprimorar o documento. O conteúdo reforça a possibilidade de reaver a constituição de um fórum permanente da pesca e aquicultura, como existia nos anos 90, pela gestão da Secretaria de Agricultura de Pernambuco que, na época aglutinava mais de 200 beneficiados, fato que contribuía para a valorização da Engenharia de Pesca, dos serviços de assistência técnica e extensão aquícola e pesqueira no IPA e ProRural.O mesmo documento foi entregue recentemente ao Deputado Doriel Barros, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, e ao Deputado Waldemar Borges, presidente da Comissão de Incentivos a Aquicultura, ambos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e seguirá, até o final deste ano, para outros representantes do poder legislativo, executivo, setor pesqueiro e aquícola, e entidades de classe da Engenharia.

De acordo com o presidente da AEP-PE está prevista para dezembro, na semana da Engenharia de Pesca, a realização de mesa redonda sobre a politica da pesca e aquicultura para Pernambuco. Neste evento serão aprimoradas as reivindicações setoriais através de debates entre as autoridades que tiveram acesso ao documento elaborado pela AEP-PE, juntamente com a parceria do Crea-PE, Mútua-PE, Senge-PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), IPA ,Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Pernambuco (SBPC-PE), dentre outras.