Evandro Alencar defende valorização profissional em evento promovido pela UPE

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Evandro Alencar participou, na noite da segunda- feira (22) do Café Filosófico Pernambucano, promovido pela Universidade de Pernambuco (UPE), realizado a partir das 19h, no auditório da instituição de ensino.

A primeira edição do encontro promovido pela UPE em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), teve como tema “Café com Engenharia: construção civil em Pernambuco”.

Para abordar aspectos de gestão, projeto, processo licitatório, execução e controle do setor, participaram: como motivador, o engenheiro e professor, Alexandre Gusmão. Como provocadores, o presidente do CREA Evandro Alencar, o ex-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), engenheiro Gustavo Miranda, o ex-presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia de Pernambuco (Sinaenco-PE), engenheiro Abel Oliveira e, o representante do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Pedro Coelho. Como moderador o debate teve o professor da UPE, engenheiro Fernando Buarque.

Na oportunidade, o engenheiro Evandro Alencar, enalteceu a iniciativa. “O Café Filosófico, promovido pela Poli, é mais um grande passo que está sendo dado para o fortalecimento da Engenharia de Pernambuco”, disse, acrescentando que “os debates sobre o que é e como deve ser a Engenharia pernambucana vem ao encontro do que estamos fazendo no CREA-PE, no Comitê Tecnológico Permanente (CTP)”, compara.

Ainda sobre projetos de valorização profissional, Evandro Alencar falou sobre os Cadernos do Semiárido e do Terça no Crea. Como também, em nível mais amplo, falou sobre a criação da Academia Pernambucana de Engenharia (APE), que embora não esteja sendo criada pelo Crea-PE, tem total apoio da gestão. Evandro Alencar, concluiu suas considerações afirmando que “precisamos trazer o debate e as definições das obras e serviços de Engenharia e Agronomia para os engenheiros e agrônomos. Afinal, quem faz Engenharia é engenheiro”.