Evandro Alencar inaugura Inspetoria Regional de Afogados da Ingazeira

IMG_2186O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) tem, a partir desta quinta-feira (30), uma nova Inspetoria Regional. Desta vez, a cidade contemplada com a Regional foi Afogados da Ingazeira, município localizado no Sertão do Pajeú. A inauguração do espaço contou com a presença do prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, do vereador de Afogados da Ingazeira Igor Mariano, que na solenidade representou toda a Câmara de Vereadores, do chefe de Gabinete do Crea-PE, Joadson de Souza Santos, dos futuros inspetores, do tenente coronel Souza, responsável pela Polícia Militar da região, e diversos profissionais do Sistema.

Na oportunidade, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, agradeceu ao apoio dado pela prefeitura a implantação da Inspetoria e falou de projetos futuros. “Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer a José Patriota. Eu acho que tive sorte de conhecer melhor essa cidade e descobrir a importância dela pra região. Por isso, estamos trazendo não só uma inspetoria, mas também os projetos Casa Legal e Pequenos Matemáticos, Futuros Engenheiros, que são de suma importância para a sociedade e para os profissionais das áreas tecnológicas da região”, destacou Evandro.

Em sua fala, o presidente ainda ressaltou a importância de projetos que englobem a todos os profissionais do Estado. “Na sede, estamos desenvolvendo o Terça no Crea, que promove a cada semana palestras, workshops, capacitações e treinamentos para os profissionais. Para o interior, nós já fizemos a primeira ação do Crea na Estrada, uma versão itinerante do Terça no Crea. Temos Plenária Itinerante, Crea Móvel, Fiscalizações Dirigidas, Blitz do Crea. Queremos que a sociedade passe a nos enxergar de outra forma”, explica Alencar. Por fim, Evandro agradeceu o espaço disponibilizado pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira para o funcionamento da Regional e todo apoio dado durante o processo de implantação.

IMG_2200Dando continuidade a inauguração da Inspetoria, o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, falou da satisfação de ter uma Inspetoria Regional na cidade. “Não existe projeto sem Crea e não existe desenvolvimento sem projeto. Por isso, ter uma Inspetoria aqui na cidade me enche de satisfação. O profissional que saía daqui para ir até Serra Talhada para fazer uma ART, pegar um CAT, ou outro procedimento, poderá fazer tudo aqui. É realmente o Crea na porta de casa. Isso é mais um passo da cidade para o desenvolvimento”, ressaltou Patriota.

Ainda na cerimônia de abertura, o presidente fez a apresentação dos três Inspetores regionais. São eles: Manoelito Wagner Pereira Saturnino, que ocupará o cargo de Inspetor Coordenador, Elias da Silva, que será o Inspetor Secretário, e Hogenes  Alves Sobrinho, que será o Inspetor Tesoureiro. Os três deverão tomar posse na reunião de integração entre Inspetores e Presidência do Conselho no mês de julho.

Localizada na Rua José de Sá Maranhão, s/n (antiga Cagep), São Francisco, a nova unidade irá atender profissionais e empresas do Sistema Confea/Crea e Mútua dos municípios de Flores, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim, Tabira, Solidão, Ingazeira, Tuparetama, Quixaba, Iguaraci, Custódia, Carnaíba, Calumbi, Triunfo e Sertânia.

A inauguração da regional faz parte das ações que estão sendo desenvolvidas pela gestão do presidente Evandro Alencar, com o objetivo de aproximar os profissionais, empresas e a sociedade do Sistema, atendendo em todos os locais do Estado.

A partir da próxima semana, os profissionais da Região contam com todos os serviços de atendimento que a sede do Conselho disponibiliza como emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), registro, visto, certidões, defesa de auto e notificação.

A instalação da inspetoria em Afogados é fruto da parceria firmada entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e Crea-PE, que envolve dezenas de ações e integra a programação festivo-administrativa da emancipação do município. A nova sede funcionará nas dependências do Centro Tecnológico Municipal.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE