Capa > Destaque > Evandro Alencar parabeniza João Campos por aprovação de PL que reduz tributos de construtoras

Evandro Alencar parabeniza João Campos por aprovação de PL que reduz tributos de construtoras

Em Brasília na semana passada, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar esteve no gabinete do Deputado Federal João Campos (PSB/PE), para parabeniza-lo pela aprovação unânime na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei Nº 888/2019, relatado pelo deputado na noite da quarta-feira (10), na defesa do projeto, onde o parlamentar argumentou sobre as vantagens para camadas menos favorecidas da população.

O projeto estende a cobrança especial de tributos – no valor de 1% do contrato de construção – às construtoras de imóveis de baixa renda (imóveis de até R$ 100 mil) do programa Minha Casa Minha Vida, para aquelas empreiteiras que tenham registrado a incorporação, assinado o contrato ou iniciado as obras até o final de 2018. Vale ressaltar que essas construtoras pagavam um só imposto (ao invés de 4 impostos) por meio do Regime Especial de Tributação.

Além disso, a medida cria um novo regime especial, válido para as incorporações a partir do início deste ano, reduzindo e unificando a alíquota geral de 5,93% referente ao IRPJ, PIS/Pasep, CSLL e Cofins em uma única alíquota de 4%, equiparando-se àquela alíquota aplicável a incorporações de uma forma geral, sujeitas ao regramento do Patrimônio de Afetação.

A iniciativa é um marco no que se refere à justiça fiscal, consagradora da progressividade que deve ser buscada na distribuição da carga tributária. O PL garante que os menos favorecidos não paguem uma maior carga tributária.

A matéria, relatada pelo parlamentar João Campos, que é titular entre os deputados da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), segue agora para apreciação do Senado Federal.

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates