Evandro Alencar participa de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Infra-Estrutura e Desenvolvimento em Sergipe

Lançamento da Frente Parlamentar da Engenharia na reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mútua

No último dia da Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mútua, realizada em Aracaju (SE), o presidente do Conselho regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar participou do momento histórico de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Infra- Estrutura e Desenvolvimento do Estado de Sergipe, resultado de um trabalho iniciado pelo Crea-SE no ano  de 2017 quando o requerimento para sua instalação foi oficializado junto a Assembleia Legislativa do Estado.

A demonstração da importância da Frente pôde ser constatada pela presença expressiva de parlamentares, lideranças do Sistema Confea/Crea/Mútua, conselheiros federais e regionais, representantes de entidades de classe e de órgãos e empresas públicas e privadas que prestigiaram a solenidade. Presidida pelo deputado Luiz Garibalde Mendonça (MDB), a Frente é também composta pelos deputados Adailton Marins (PSD), Luciano Pimentel (PSB), Luciano Pimentel (PSB), Maria Mendonça (PSDB), Jeferson Andrade (PSD), Zezinho Sobral (PODE), Goretti Reis (PSD) e Samuel Carvalho (PPS).

O ato solene foi aberto pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), o engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva. “A Frente Parlamentar é um importante instrumento de diálogo e de aproximação entre o Crea-SE  e o Poder Legislativo. Sem dúvida um espaço fundamental  para defender debates e projetos de interesse comum do engenheiro, engenheiro agrônomo, geólogo, geógrafo e meteorologista. É uma ação que soma com  a Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento, do Confea, que defende a retomada do crescimento do país”, destacou o presidente do Regional Sergipe.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Garibalde Mendonça destacou a importância do lançamento, na reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea. “Aqui estão reunidos homens e mulheres compromissados com a engenharia de todo o Brasil. Quebramos o protocolo e viemos até vocês para confirmar nosso comprometimento com os profissionais dos mais variados setores”, disse Garibalde.

O parlamentar afirma que a Frente vai acompanhar a política governamental, os projetos e os programas direcionados ao desenvolvimento do Estado no que se refere à construção civil e ao agronegócio. “Vamos promover debates e mecanismos de desenvolvimento e fazer uma ampla articulação junto aos poderes executivo e judiciário em prol da defesa da Engenharia, Agronomia e Geociências”, garantiu o deputado.

Objetivos alinhados

O presidente do Confea, Joel Krüger destacou a importância da relação do parlamento com o Sistema Confea/Crea e Mútua. “Precisamos estar alinhados, com os mesmos objetivos para atender a sociedade e a melhoria da qualidade de vida da população”. Ele finalizou sua fala afirmando que “é preciso discutir as questões técnicas e as políticas públicas”, e que “a Frente é estratégica para o Sistema Confea/Crea. Estamos juntos para trabalhar e defender projetos prioritários para o Sistema”, afirma.

No evento, o senador eleito por Sergipe, Alessandro Vieira, foi representando por seu suplente,  Fernando Carvalho que colocou o gabinete do senador tanto em Aracaju como em Brasília  à disposição da engenharia sergipana. Ele destacou a importância da Engenharia para o desenvolvimento sustentável do país e definiu como imprescindível a  presença da Engenharia no parlamento.

Para o deputado Zezinho Sobral, que também é engenheiro agrônomo, a Frente Parlamentar vem para colaborar com o diálogo e a aproximação do Crea-SE com o Poder Legislativo. “A Assembleia tem desempenhado papeis importantes no nosso estado, não somente legislar, mas também em fomentar determinadas atividades e trazer debates importantes. A providência do deputado Garibalde, no comando da Frente Parlamentar, é de vital importância para o desenvolvimento de Sergipe”, classificou Zezinho Sobral.

O parlamentar ainda destacou que a presença dos profissionais da Engenharia, da Agronomia e Geociências de todo o país em Sergipe é pertinente. “Além de mostrar para todo o Brasil o potencial, a beleza da nossa capital e a gentileza do nosso povo, temos a oportunidade de trazer para o centro de Sergipe discussão de vital importância de desenvolvimento do Brasil”, disse. “Vamos trazer a Engenharia para dentro do Parlamento”, disse o vice-presidente da Frente Parlamentar, o deputado estadual, Adailton Martins ao ressaltar que a Frente trará grandes resultados em torno do trabalho encabeçado pelo presidente Garibalde Mendonça.

Com informações de Iris Valéria de Azevedo

Assessora de Comunicação-Crea/SE