Capa > Destaque > Evandro Alencar participa de reunião do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste em Salvador

Evandro Alencar participa de reunião do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste em Salvador

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar participou, em Salvador (BA), na sexta-feira (03) da segunda reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste. O encontro aconteceu no Senai Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, no bairro de Piatã, e reuniu os líderes dos Conselhos Regionais da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí. Entre os temas da pauta: a análise da emissão de auto de infração; a fiscalização na emissão dos atestados para CATs; a possibilidade das empresas suspenderem os registros provisoriamente e o procedimento para viabilizar a emissão de ARTs para prefeituras reduzindo assim a burocracia no Sistema.

Pela manhã, representantes da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal (Aneac) participaram da reunião para apresentar a PEC 048/2019, que trata sobre o trâmite dos recursos de emendas para prefeituras e estados.

Para o presidente Evandro Alencar, analisar com cautela as mudanças propostas é questão prioritária. “Estamos passando por processos de profundas mudanças que impactam diretamente no desenvolvimento do País e na qualidade de vida das pessoas. Precisamos nos debruçar sobre todas para que não corramos o risco de sermos favoráveis a decisões que possam resultar em prejuízos”, lembra.

Foram debatidos ainda os registros de profissionais formados em cursos EAD e questões administrativas dos Creas, com o objetivo de alinhar um entendimento que melhore a gestão dos Conselhos e a relação com os profissionais e com a sociedade.

No período da tarde, os presidentes visitaram as dependências do Senai Cimatec e aproveitaram para conhecer laboratórios e os supercomputadores que são utilizados pela instituição e estão entre os mais desenvolvidos do País. “Fizemos a reunião no Cimatec para aproveitar a oportunidade e mostrar a boa Engenharia que é desenvolvida aqui. Como Conselho Profissional, temos que unir procedimentos e tecnologia para sermos facilitadores do desenvolvimento das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências com competência e ética”, disse o presidente do Crea-BA e coordenador do Fórum dos Presidentes dos Creas do Nordeste, Luis Edmundo Campos.

Para a coordenadora adjunta do Fórum Ana Adalgisa Dias, o encontro foi proveitoso pelo dinamismo da pauta trazendo a possibilidade de discutir assuntos convergentes entre os Creas. “Destaco a participação da Aneac sobre a PEC 048/2019. Precisamos atuar junto aos parlamentares sobre o assunto e alertar a sociedade quanto ao impacto do tema”, completou.

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates